Barganha indecente


Foi notícia: Candidatos trocam água por votos no semi-árido(Fonte)

Pincelada do Rabix
Nas pequenas cidades a prática é mais usada desde os tempos em que o país era governado pelos militares e os partidos eram somente dois.A oposição amargava sempre o último lugar.

Os candidatos da Arena ,ou como diziam , do governo,formavam candidaturas tipo Arena1, Arena2.Ninguém queria ser contra o governo por medo e alegando que nada seria feito pela cidade se fossem contrários.

Se fossem da Arena podiam pintar e bordar que tinham a sombra protetora do governo.Barganhar ou comprar votos era pratica constante e ninguém denunciava.

Na verdade, era somente uma simulação eleitoral, já  que a ditadura seguia firme em seus propósitos.Tentavam vesti-la com um baby-doll transparente para dar um ar de democracia, mas o povo não acreditava nesse teatro.

O Ibope era o dinheiro. Quem gastasse mais comprando votos, levava o troféu.Daí entrava nas prefeituras, somente fazendeiros ricos e  analfabetos.Naquele tempo quem mandava eram as  forças armadas.

 E hoje, mesmo com os aperfeiçoamentos da lei eleitoral, parece que continua o mesmo vício.Vemos que nossa democracia não tem jeito mesmo.Vai ser sempre uma meia-sola mal feita.

Nenhum comentário: