Bom dia doutor


Foi noticia: Usp é universidade que mais forma doutores no mundo(Fonte)


Pincelada do Rabix
Como ja disse antes , esta é a terra do bajulismo.Os pobres ja tem por saudável hábito bajular os mais favorecidos.Desde jovem eu ja sabia que, para a pessoa ter o título de "Doutor" ( o verdadeiro) tem que defender uma tese, de preferência em uma universidade de renome.Mas isso passa batido perante os hábitos lambetas de nossa sociedade.

Quando arranjei meu primeiro emprego decente em São Paulo,(digo decente porque antes não era registrado)notei que ja havia uma legião de doutores em todos os lugares , aleḿ dos médicos.

Eram engenheiros, dentistas,advogados,políticos etc.As próprias empresas incentivavam o chaleirismo.Eu nunca gostei de chamar engenheiro de doutor.Achava uma coisa meio fora de contexto.

Talvez por isso, por não me afinar com o sistema viciado, não permaneci muito em empresas.Sempre ficava na lista negra, dos que seriam mandados embora na primeira oportunidade.

Quando voltei a trabalhar em empresa ja em 1977 a coisa estava mais amena e não tinhamos que tratar engenheiro por doutor.Melhorou. Mas hoje ainda temos em certos setores pseudo-doutores.

Um advogado que mal consegue passar no exame da OAB, não é um doutor, apesar de ser intitulado como tal pela lei imperial de 11/8/1827.Ora , falemos sério. Ainda valem as leis imperiais? Então vamos voltar a escravidão pois a lei da época permitia.

Só em 1888 que mudou.Muito menos delegados de polícia são doutores. Pelo fato de se passar em um concurso para o cargo não dá o título taõ cobiçado de Doutor.

Parece que os inventores disso tudo , foram os cariocas, que tem como tradicional costume o capachismo.Todo mundo lá é chamado de doutor.Ou foi coisa do Pedro I, um político dos mesmos moldes de Sarney, que inventou que advogado seria doutor ? Mas o Pedroca não morava no Rio?Então está explicado.

Se algo de benéfico para nação, surgisse da legião de doutores brasileiros, não estaríamos em situação tão constrangedora quanto a violência, a saúde e a educação. Tudo não passa de  se dar, uma perfumada no ego.

Nenhum comentário: