Literatura - 22.O tálamo...

                                                                                    22
Ajudei-o a levantar e vendo que ele não acreditava no que eu dizia comecei levá-lo em direção ao ponto de embarque. Ia conversando com ele, tentando descobrir o que houve que o deixou em estado de amnésia. Felizmente ele não estava me conhecendo, o que tornavam as coisas mais fáceis. Ao passar pelo local onde o cão me atacou, não o encontrei como esperava, cheio de moscas o rodeando. Alguém removera a carcaça. Ou sumiu do nada,assim como apareceu. Nem sangue tinha no lugar, denunciando a morte.
----Afinal quem é você?Eu o conheço?---Perguntou ele, caminhando lentamente ao meu lado, enquanto passávamos em frente às casas. Senti novamente olhares ocultos nas sombras, a nos espreitarem. Olhares que me incomodavam. Poderia surgir outro ataque a qualquer momento. Já tinha visto lugares perigosos e de gente esquisita, mas igual aquele ainda não.
----Eu sou um velho conhecido. ----Respondi com sinceridade.
----É meu amigo?
----Nem tanto, mas estou me esforçando. ----O cheiro suave das flores se tornou mais presente. Procurei desviar o assunto para não assustá-lo. Quando chegamos ao local o sol estava a pique e devia ser mais de meio dia. Quando mandei voltar a cama, ele estranhou o objeto familiar no meio do campo e qualquer coisa o fez ficar afastado dela.
Tentei convencê-lo a sentar-se no móvel. Olhando para o lado da vila ,percebi um movimento estranho vindo para o nosso lado. Era uma nuvem negra rasteira, silenciosa e rápida. Continuei tentando fazer Aristides subir na cama. Mais perto, dando para distinguir detalhes, a massa negra se transformou em cães. Dezenas deles, todos iguais, silenciosos e enormes. Mostrei a ele o perigo e quando olhou, me atraquei com o individuo e juntos caímos na cama. Mais rápido ainda acionei o controle. Os primeiros cães já estavam a dez metros de distância. Se fosse atirar neles, acabaria a munição e sobraria muitos para dar cabo da gente. Fomos em segundos para nosso tempo. Eu já estava enjoado daquele lugar e já tinha certeza que os malditos cães iriam estragar o plano de trazê-lo de volta, se eu não fosse rápido. Quando me senti em casa um alivio me envolveu, principalmente ao ver Eliza vindo ao meu encontro, com cara de preocupada. Estava tudo bem, principalmente comigo .A maldita consciência me deixava em paz. Eu e Eliza discutimos por alguns momentos a forma de despacharmos Aristides. Ele esperava, sentado no sofá da sala, tomando um chá que a moça tinha preparado. Não conversava , mas mantinha uma calma, como se estivesse com um retardo mental. Resolvemos que ela o levaria até determinado ponto, longe dali, e acionaria a policia para vir pega-lo. E assim foi feito. Segurando-o pelo braço, como se fosse uma parenta, deixou-o sentado em um ponto de ônibus a cinco quarteirões de casa. Depois ligou para os homens. Antes que eles chegassem, ela o aconselhou a ficar esperando ali, que logo os familiares dele viriam buscá-lo. Tomou um taxi de volta. A partir dali começaríamos uma nova fase de vida.
Eu me sentia leve como uma pluma. Descobri que a felicidade está na paz de espírito. Outro dia saiu a noticia que tinham encontrado o executivo, sequestrado ha uma semana. Ficaram na duvida se era mesmo sequestro ou seria apenas uma perda de memória que acometeu a vítima. No mais estava tudo bem, e ele se recuperava no seio da família. Começamos a analisar o que seria se a memória de Aristides voltasse e ele se lembrasse de tudo que tinha ocorrido. Poderia nos denunciar e dai estaríamos em maus lençóis. Resolvemos que eu deveria me mudar. Eliza ofereceu sua casa, e eu achei um bom plano. Rapidamente fizemos a mudança e lá foi à cama também. A moça não olhava o móvel com bons olhos e não queria mais dormir nele. Eu também não dormia mais no móvel. Tinha os meus receios. Foi colocado em um pequeno quarto nos fundos. Era dali que seria o novo ponto de partida para outros tempos.
Continuamos nossas vidas, mas na expectativa de algum dia o homem resolver contar a verdade. Eu, particularmente achava que isso não ocorreria pelo medo de represálias de nossa parte.
                                     -------------------------------
Certo domingo antes do almoço, enquanto lavava alface para uma salada, Eliza conversava comigo. Eu, sentado a mesa da cozinha olhava um jornal sem interesse e de vez em quando, apreciava os movimentos dela a frente da pia. Dava-me bem com ela... Isso era muito bom.


----Você já pensou alguma vez na possibilidade de ficar rico com essa cama?----Disse, mudando de assunto naturalmente sem alterar o timbre. Ela tinha uma facilidade impressionante para isso.
----Já pensei sim. Mas não tive coragem de levar avante algum plano.
----É mesmo? E o que você planejou?----disse, pegando um limão.
----Entrar num banco, por exemplo, dentro do cofre.

----E haveria essa possibilidade?Perguntou interessada.

Nenhum comentário: