A arte de se esquivar.

Fico sempre admirado em ver nossos representantes se esquivarem de responsabilidades que claramente lhes são atribuidas. Ontem na entrevista que o presidente deu a jornalistas sobre o caso da missionária assassinada no Pará , ele fez questão de frizar que falava como um cidadão comum. Se fosse o FHC, diria não ter responsabilidade,porque não é sheriff.

Com isso ,Lula se esquivou de quase toda responsabilidade com respeito a providências enérgicas que deveria ter tomado. Um presidente ,tem uma enorme influência em todos os setores da sociedade, mas parece que estão lá somente para serem badalados no dia a dia , cheio de tarefinhas light.

A preocupação maior é o ôlho da imprensa internacional que segue o caso passo a passo.Seria desagradável ouvir perguntas indiscretas em suas viagens turísticas pelo mundo, de por que o país é campeão na impunidade.


Ha´muito poderia ( nâo só ele, mas todos os passados pelas sombras agradáveis planaltinas) tomar medidas enérgicas e exigir as reformas do judiciário com urgência e perfeição. Somente assim teriamos um sistema mais justo e mais rígido. Ele deveria se espelhar nos prefeitos das pequenas cidades dos anos sessenta , que dominavam toda a comunidade com mão de ferro.

Conheci um que influenciava em tudo.Na escola primaria estadual, na delegacia, na igreja católica e até na pequena agência do banco Bamerindus,dizendo quem seria o segurança. Naqueles tempos o serviço de segurança não era terceirizado. Na fila do empreguinho os admitidos, eram seus parentes. Nos concursos para professores, da prefeitura ,os primeiros colocados sempre eram seus parentes também.

Nestes assuntos parece que o presidente já é especialista. Naquela época ,vivíamos sob o regime totalitário e não havia para quem reclamar e tinha-se como bom conselho, de nada reclamar mesmo.

Os prefeitos eram protegidos de forma total com uma capa do partido governista ,chamada ARENA. Nas eleições ninguem queira ser candidato da oposição.
Daí vinha, Arena 1, Arena 2 e assim por diante. Hoje ja estamos em um projeto democrático onde poderia ser feito muita coisa favorável ao povo.

Afinal , o país é o povo, como teóricamente dizem.
Mas por enquanto a unica coisa boa deste regime, é podermos dar nossa opinião pela rede. Ésta sim goza de democracia plena . Pelo menos ate´agora.

Nenhum comentário: