Alterando para melhor



Governo subestima taxa de homicídios no litoral

Josmar Jozino e Alvaro Magalhães
do Agora
A cidade litorânea de Caraguatatuba (173 km de SP), com 100.798 habitantes, é a mais violenta do Estado e apresentou a taxa de 32,74 homicídios por grupo de 100 mil pessoas em 2010. O cálculo foi feito pela reportagem com base na população local.

Porém, a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) utiliza outro critério para calcular o indicador. A taxa de homicídios nas cidades turísticas, como Caraguatatuba, é obtida levando-se em conta a população flutuante.
Com a metodologia, as cidades com grande fluxo de turistas despencam no ranking da violência. Pelos números divulgados pela SSP, Caraguatatuba, por exemplo, aparece apenas com o 28º maior índice de mortalidade entre as 75 cidades com mais de 100 mil habitantes.
Dizem que toda estatística que parte do governo não é confiável.Eles usam métodos suspeitos para se favorecerem. Nas delegacias tem um sujeito que faz uma triagem para limitar os boletins de ocorrência.Fazem de tudo e tentam dissuadir a qualquer custo o cidadão para desistir do BO.Em última circunstância alegam falta de tempo e sugerem outra delegacia.

 Tudo visa deixar o cidadão cansado e optar pela desistência.Com esse "serviço" eles diminuem em muito as ocorrências e a estatística sai bonitinha , do jeito que o governo quer.Daí esses números são apresentados em épocas de eleições, nos debates pela tv. Todo mundo acredita.

Veja também:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,numeros-oficiais-nao-refletem-realidade-das-contas-publicas,681873,0.htm

    Nenhum comentário: