Lei de Araque


Frei é preso ao sair de motel com menor no Mato Grosso
01 de fevereiro de 2011  14h25


    Juliana  Michaela TERRA NOTÍCIAS

Direto de Cuiabá
O frei Erivan Messias da Silva, 45 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil na segunda-feira à noite após sair de um motel na cidade de Várzea Grande (MT) com uma adolescente de 16 anos que frequentava a Paróquia Nossa Senhora do Guadalupe, em Cuiabá. Eles estavam dentro de um veículo que pertencia à Paróquia.
A delegada Juliana Palhares disse que o frei foi indiciado por estupro de vulnerável. "A lei foi aplicada, sendo ele religioso ou não. Segundo depoimento da menor, o envolvimento com o religioso se iniciou no meio do ano passado. Os pais dela não sabiam do relacionamento entre eles", disse a delegada. Ela acrescentou que a família frequentava a igreja.
Conforme a delegada, as investigações iniciaram há cerca de um mês, após o recebimento de uma denúncia anônima. Depois do flagrante, a garota foi levada para o Instituto Médio Legal (IML) para realizar exames. O religioso está preso no anexo I, da Polinter (antigo Pascoal Ramos). Ele ficou calado durante o depoimento à polícia.

Já que a nossa presidenta está interessada em mudar certas politicas , principalmente as referentes a diplomacia internacional,saindo fora das ideias de seu antecessor ( se é que tinha idéias),bom mesmo é que mandasse fazer um estudo para renovar certas leis existentes no país. Leis que bloqueiam os processos pela forma que foram editadas e punem gente inocente.Pode-se dizer  com segurança que tem algumas  que poderiam ir para o lixo , onde seria um bom lugar. Substituindo-as, faria-se outras mais específicas e abrangentes, feitas por pessoas inteligentes e conhecedoras da situação social do pais.
As nossas leis são tão complexas que chegam a beirar a fronteira da casmurrice. Nem os próprios experts do STF conseguem muitas vezes chegar a um acordo entre eles, na  interpretação delas. Ora, lei não é para interpretar é para praticá-la. Por isso tem que ser clara e pura como agua da montanha.Mas aqui em nosso país só faltam fazerem leis escritas em hieróglifos.Uma delas que traz mais problemas que soluções e deixa a justiça com cara de idiota é a tal ECA. A sigla ja nos dá uma certa náusea.

É o Estatuto da criança e do adolescente.A meus ver ela tinha que ser separada ao meio.Tinha que ter uma só para crianças EC, e outra só para adolescentes EA.Na primeira deveria tratar dos assuntos dos menores até doze anos, mas sem muito protecionismo e hipocrisia. Na segunda trataria de assuntos relativos aos baguás acima de doze. .O limite de idade tinha que ser respeitado para cada caso.Somente assim acabaria com certos paradoxos.

 Uma menina de 16 anos é pega no motel com o namorado de 18. Os dois vão para a delegacia.O rapaz pode ir preso  e condenado.A lei é direta e sem curvas.Não leva em consideração fatos laterais relevantes.Essa moça de 16 é tida como menor e portanto sem vontade própria. Mas nas eleições, ela pode votar para presidente e seu voto vale o mesmo que o de um eleitor de 60 anos.
Besteiras como essa é que devem ser corrigidas.Eu fico bobo, ao ver pessoas supostamente inteligentes, redigir uma lei nesses moldes.E ainda fazemos anedotas dos portugueses.No caso do freire com a moça de 16 anos,ele cometeu uma grande falha em ir a um motel.Logicamente que ela não foi sequestrada e muito menos forçada a ir até lá.Pode ser que ela até o induziu a fazer o mesmo programa em um lugar diferente.Mas pela lei, o frei está ferrado.Agora tem que enfrentar a justiça e a igreja.

Tudo por um detalhe apenas.A justiça quer proteger o pseudo desprotegido, sem ter alcance para dar soluções.Tudo isso é resultado da educação  rasteira que se pratica no país.No nordeste, as meninas se prostituem muitas vezes com a anuência dos pais, pois trazem algum dinheiro para casa.A miséria é a culpada, proveniente da educação quase inexistente,resultado de sistema falido que os políticos insistem em mante-lo.

Nenhum comentário: