Tatuí enfumaçada

Extraído de: Câmara Municipal de Tatuí  - 09 de Agosto de 2010
LEI QUE PROÍBE QUEIMADAS ENTRA EM VIGOR EM TATUÍ,MAS É DESCUMPRIDA TODO DIA


A lei que proíbe a realização de queimadas no município de Tatuí, originada a partir de um projeto apresentado pelo vereador Vicente Menezes (PT) na Câmara Municipal, recebeu sanção do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. 

A paisagem da cidade nesta sexta feira a tarde

Para o vereador, esta lei deverá se tornar um marco no setor ambiental da cidade, trazendo mais saúde e qualidade de vida para toda a população. Os cientistas apontam as queimadas como responsáveis por cerca de 70% das emissões de gás carbônico do Brasil.



 Pesquisas mostram também que as nuvens de fumaça chegam a bloquear cerca de 20% da luz solar, reduzindo as chuvas. É comum as queimadas ocasionarem acidentes em vias públicas e estradas, devido a problemas de visibilidade causados pela fumaça.

 O vereador Vicente destaca ainda que, no período das queimadas, os postos de saúde e hospitais recebem mais pacientes com problemas como asma, bronquite e hipertensão.

 Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) mostra que, durante as queimas de cana-de-açúcar, os números de internações por hipertensão passam, em média, de 1,92 para 2,82 por dia, e os casos de asma crescem de 0,95 para 1,43.

 Por fim, Menezes lembra que as queimadas são nocivas à agricultura e podem provocar o esgotamento dos nutrientes do solo. 

Dados oficiais mostram que, em áreas de queimada, são perdidos no solo, em sete anos, 96% de nitrogênio, 76% de enxofre, 47% de fósforo, 48% de potássio, 35% de cálcio e 40% de magnésio.

De acordo com a lei, fica proibido, sob qualquer forma, o emprego de fogo para fins de limpeza, preparo de solo para plantio, colheita de cana-de-açúcar, renovação de pastagens, queima de resíduos resultantes de exploração florestal, em margens de rodovias e estradas rurais, rios, lagos e matas de todas as espécies no município.

Os infratores estão sujeitos a multas, além de reparar ou minimizar o dano causado ao local de queimada. O projeto prevê ainda que o município promova campanhas educativas e de conscientização sobre os problemas causados por esta prática.

 "Gostaria de pedir à população de Tatuí para auxiliar nas atividades de fiscalização, denunciando os infratores, para que a legislação possa ser cumprida e resulte em efetiva qualidade de vida para todos", finalizou Vicente Menezes.




A fumaça tomou conta de grande área. Ao fundo a Vila Esperança
Segundo um advogado conhecido, as leis são feitas para serem descumpridas. Na prática é o que vemos no dia a dia deste país.Se em sua cidade o pessoal bota fogo em tudo que é coisa, esta postagem serve de consolo e confirma que o mal atinge todos os lugares.

Onde estão os fiscais da prefeitura nessa hora? As vezes, para fazer um denuncia é tão complicado e cheia de burocracia, que só falta pedirem para o denunciante levar até eles o sujeito que botou fogo e de preferência com a caixa de fósforo em seu poder.




Temos também a colaboração do Andrei www.maxmode.blogspot.com/ -  que nos enviou fotos de Itapeva tiiradas no ano passado, onde mostra que lá é igual cá.








Essas fotos mostram a poluição em Itapeva.A origem da fumaça é da fábrica de cimento Maringá

Nenhum comentário: