Infestado de moscas verejeiras, hospital da Uerj cancela 16 cirurgias
Redação SRZD 17/09/2011 http://www.sidneyrezende.com/noticia/145787+infestado+de+moscas+verejeiras+hospital+da+uerj+cancela+16+cirurgias
O Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj, em Vila Isabel, teve que suspender 16 cirurgias marcadas para esta sexta-feira em razão de uma infestação de moscas verejeiras, de acordo com o jornal "O Globo".
A "CBN" informou que o hospital será reaberto nesta segunda-feira.
A assessoria de imprensa do hospital disse que as causas da infestação ainda não foram identificadas.
O infectologista Alberto Chebabo considerou a situação como algo inadimissível e explicou que "a mosca transmite uma série de bactérias pelas patas. Ela pousa em material orgânico, muitas vezes está com coliformes fecais.
Se a mosca pousa num paciente que está sendo operado, pode contaminá-lo e, dependendo do caso, causar uma infecção grave". Além disso, disse que as complicações devidas a uma infecção trazida pela mosca pode se dar no pós-operatório.
Ele conta que, se um centro cirúrgico é acometido pela presença de muitas moscas é inconcebível que continue aberto.
A Presidente da Câmara Técnica de Infectologia do Conselho Regional de Medicina, Marília de Abreu aponta outro risco: contaminação do material utilizado nas cirurgias.
"Muito dificilmente uma mosca pousaria no paciente durante a operação, o cirurgião não permitiria. Mas, se houver uma quantidade grande de insetos, durante um tempo também grande, eles podem pousar repetidas vezes nos instrumentos cirúrgicos, que ficariam contaminados", afirma.
Funcionários mostram perplexidade
Os funcionários contaram ao jornal a situação caótica que vive o hospital. Eles disseram que as varejeiras começaram a aparecer há menos de um ano, quando começou uma obra no quinto andar do prédio do centro cirúrgico.
"Muitas vezes, quando estamos fazendo uma cirurgia, precisamos apagar as luzes e jogar um pano com éter e algodão nas moscas para afastá-las. Damos o nosso jeito. Cada um faz o que pode", contou um médico, que não quis se identificar.
Além disso, o local onde é descartado o lixo biológico do hospital não está totalmente isolado, podendo ter contribuído para atrair as moscas.
Resposta do hospital
A assessoria de imprensa do Pedro Ernesto disse, também, que esta foi a primeira vez que apareceram moscas no hospital. além do mais, as cirurgias canceladas não eram de caráter urgente. Casos graves serão encaminhados à maternidade.
O Rio de Janeiro é uma cidade interessante.Somente lá acontecem coisas bizarras como bueiros explodirem, prédios de políticos desonestos desmoronarem e festa de revelion virar em tragédia, como aconteceu em 1988 como o Bateau Mouche. http://pt.wikipedia.org/wiki/Bateau_Mouche_(acidente)
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5222085-EI8139,00-Quatro+bueiros+explodem+e+ferem+pessoas+no+centro+do+Rio.html
Se espelhando no governo federal que é omisso em relação a fiscalização, o governo carioca também faz coleção de casos onde sua atuação deixa muito a desejar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário