Carregando o problema



08/11/2011
Conta de luz deve ter alívio modesto a partir de hoje

Folha.com
DE SÃO PAULO

A conta de luz paga pelos consumidores brasileiros pode ter um ligeiro alívio hoje. Mas nada que mude a condição do país de ter ainda uma das tarifas de energia mais caras do mundo, informa reportagem de Agnaldo Brito publicada na Folha.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) promete, depois de um ano de atraso, definir as regras para o 3º ciclo de revisão tarifária. Com isso, a agência terá os critérios para revisar a tarifa de todas as 63 distribuidoras do país entre 2012 e 2014.

A revisão é uma exigência do contrato de concessão, mas seu efeito na conta de luz não promete ser exuberante. As mudanças podem reduzir as receitas das distribuidoras, principalmente com a queda de 25% da geração de caixa, o chamado Ebitda (o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

Mas o dinheiro da tarifa que fica com as concessionárias representa só um quarto do preço de energia.

A discussão da Aneel mexe apenas com o equivalente a R$ 28 bilhões por ano, ou 24% dos R$ 118 bilhões arrecadados pelo setor elétrico.

Portanto, se a Aneel reduzir 10% a receita das distribuidoras, o corte sobre a tarifa final para os consumidores será de apenas 2,4%.

Na época em que o governador de são Paulo era o Sr. Paulo Maluf, dava-se aumento aos professores, mas  a matemática era tão complexa que ao fim o aumento se resumia a pouca coisa.Dava-se 20%  e na realidade os professores recebiam 5%.

Parece que usam essa mesma matemática perversa, para acertarem o problema das tarifas de energia. Ninguém fala sobre a devolução do que foi cobrado a mais.

Outra praga que deixa a conta de luz ainda mais cara é o ICMS.25% da conta vai para êsse imposto.O estado de São Paulo é campeão em impostos.

Nenhum comentário: