Candidato potencial



19/07/2011 - 09h57
Um morre a cada 3 dias em sanatórios da região de Sorocaba (SP)

Folha.com
DE SÃO PAULO

Uma pesquisa aponta que sete hospitais psiquiátricos da região de Sorocaba (a 99 km de São Paulo) registraram mais mortes que todos os outros de mesmo porte do Estado no ano de 2010. Foram 104 óbitos --um a cada três dias-- contra 93 em outras 19 unidades.

A informação é da reportagem de Luiza Bandeira publicada na edição desta terça-feira da Folha. 


As sete unidades apontadas em levantamento feito pelo professor de psicologia Marcos Garcia, pela UFSCar e pelo Flama (Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba) são: Clínica Salto de Pirapora e os hospitais Santa Cruz, Vale das Hortências, Jardim das Acácias, Mental Sorocaba, Vera Cruz e Teixeira Lima.

A taxa de mortalidade de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora foi superior ao dobro da registrada no resto do Estado: 3,14 óbitos por mil internações contra 1,42. Em 2010, 44% das mortes ocorreram entre maio e agosto. A pneumonia foi a segunda causa mais frequente.

OUTRO LADO

Os sete hospitais da região de Sorocaba contestam a metodologia do estudo do Flamas e dizem que as mortes estão dentro da média do Estado. Por meio de assessoria, dizem que um ano é um período curto para a análise e que a comparação deve ser feita com todos os hospitais, e não só com os de mesmo porte.

Os hospitais se baseiam em estudo do psiquiatra José César de Laurentiz, que diz que as mortes estão dentro da média do Estado.

O estudo usa dados de mortes na região entre 2000 e 2010, e não faz a comparação com hospitais de mesmo porte. "Um óbito por mês em cada hospital não me parece uma calamidade. [O levantamento] tem que ser feito com todos os hospitais."

A Secretaria da Saúde diz que fará visitas técnica aos hospitais em agosto.

Editoria de arte/Folhapress


Sorocaba ja está ficando famosa com seus hospitais. O que será que está havendo? Logo o povo começará a fugir de ser internado por lá.Vão sobrar vagas.

Nenhum comentário: