Mais 50

BRASIL VAI CONSTRUIR 50 USINAS NUCLEARES
















Objetivo é ampliar programa energético e produzir mais 60 mil megawatts com as novas instalações no País. O governo federal planeja ampliar o programa nuclear brasileiro construindo, nos próximos 50 anos, pelo menos 50 usinas.

As unidades deverão produzir um total de 60 mil MW (megawatts). Esse volume de energia gerado pelas novas centrais representa pouco mais da metade da capacidade atual instalada no País, que fica em torno de 100 mil MW. As usinas de Angra 1 tem capacidade de 626 MW. Angra 2 gera 1.350 MW. E Angra 3 prevê 1.400 MW. Todo o projeto ainda será definido pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).

PRIORIDADE
A notícia foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em entrevista após visita a Angra 1 e 2, em Angra dos Reis (RJ). De acordo com Lobão, o governo “está cuidando de Angra 3”. Segundo o ministro, esse pacote de usinas vai começar a sair do papel assim que o governo concluir a contratação das obras de quatro novas usinas nucleares, que já foram aprovadas em âmbito federal para serem construídas imediatamente.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entende que a política nuclear é prioritária no Brasil e sua decisão é que o processo para a instalação destas usinas deve prosseguir”, disse Lobão.
Vários estados do Nordeste estão reivindicando a instalação das quatro novas usinas nucleares. O governo já definiu que duas serão construídas no Nordeste e as outras duas no Sudeste.

TECNOLOGIA
De acordo com o ministro de Minas e Energia, na região Nordeste, disputam os investimentos os estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Já no Sudeste, segundo ele, não houve manifestação de interesse. "Mas não acreditamos que haverá problema algum nisso".

Apesar de o Brasil possuir tecnologia nuclear desde a década de 1980, pouco de sua geração de energia é oriunda desse setor. Atualmente, o País tem apenas dois reatores nucleares dos 437 (há mais 30 em construção) ativos, que correspondem a 16% da eletricidade mundial a cada ano.Angra 3 tem 60 exigências ambientais.

Mesmo com o risco de ser embargada por questões ambientais, a construção de Angra 3 deverá começar em abril de 2009, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Em entrevista após visita às instalações das usinas nucleares de Angra 1 e 2, Lobão afirmou que a lista de 60 exigências feitas pelo Ibama para que a licença de instalação seja concedida está sendo cumprida “corretamente, a contento e dentro de um escalonamento”.

Entre as exigências está a criação de um local específico para colocação dos rejeitos nucleares. “A ferro e fogo um lugar definitivo não existe em lugar nenhum do mundo. O que não puder ser feito agora, de imediato, será feito ao longo do processo de obtenção desta licença. Mas tudo será devidamente cumprido”, afirmou.

È interessante o que se passa na cabeça dos políticos. São eleitos para quatro anos de mandato e pensam que vão ficar o resto da vida no poder. Êsse projeto além de burro e´petulante. Sera´que o presidente vai estar vivo para ver a sua idéia funcionando daquí a cinquenta anos?

Duvido muito, porque ao contrário do que eles pensam, na verdade têem o mesmo ciclo de vida que todos os mortais. Morrem de pneumonia e câncer, como todos nós.Não seria mais interessante em vez de ficarem alimentando idéias mirabolantes, pensarem mais no desmatamento da Amazonia ou na recente alta dos alimentos?
Posted by Picasa

Nenhum comentário: