EM SP, COBRANÇA DE PEDÁGIO NO RODOANAEL
COMEÇA DIA 15.
No ano que vem só pagando para entrar ou sair da cidade a bordo de um
veículo no trecho oeste do Rodoanel.
São Paulo ainda não tem pedágio urbano, mas no ano que vem só pagando
para entrar ou sair da cidade a bordo de um veículo no trecho oeste do
Rodoanel. As praças de pedágio na área estão prontas e a concessionária das
rodovias federais Régis Bittencourt e Fernão Dias, que ligam a capital à
Região Sul do País e a Minas Gerais, respectivamente, foi autorizada a cobrar
tarifas entre o fim do ano e o início de 2009.
No Rodoanel, segundo o secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, a
partir do dia 15 de dezembro começará a cobrança de R$ 1,20. A assessoria
de imprensa da concessionária Viaoeste, que administra o ramal, mantinha
a previsão de início de tarifação para a segunda-feira dia 1º, informação
refutada pelo secretário. "Não dá para começar a cobrança agora, não há
a menor condição, eles ainda não terminaram as obras", justificou.
Nas federais, a concessionária OHL recebeu autorização para que o pedágio
seja cobrado a partir de dezembro. Na Régis Bittencourt, as praças de pedágio
estão sendo implementadas na altura de Itapecerica da Serra e terão um
custo de R$ 1,40 a R$ 1,50. Na Fernão Dias, com taxa de R$ 1,10, o motorista
se deparará com as cabines em Vargem Grande e Mairiporã.
Na zona oeste da região metropolitana, nem os municípios vizinhos à capital
escaparão das cobranças. Além do Rodoanel, o governo estadual acertou a
construção de pedágio nas pistas expressas da Rodovia Castello Branco. Uma
compensação contratual à concessionária Viaoeste por obras de melhoria no
Cebolão e parte da Marginal do Tietê.
O acordo, antecipado pelo Estado em fevereiro, foi definido por decreto pelo
governador José Serra na semana passada e só precisa ser assinado com a
Viaoeste. Segundo Arce, a universalização dos pedágios na Castello vai sanar
os congestionamentos entre o km 24 e o km 13. "Na atual configuração, um
motorista leva 10 minutos para chegar ou sair da capital no horário de pico
pela pista pedagiada e de 25 minutos a 30 minutos pela pista expressa. Com
a mudança, o tempo será de no máximo 10 minutos em qualquer pista. Isso
está garantido no contrato", explicou Arce, que prometeu monitorar e cobrar
o cumprimento das metas.
A unificação das praças de pedágio nos acessos da Castello na capital terá ainda
um ajuste de preço. Todas as cabines cobrarão o mesmo valor, R$ 2,70 por veículo.
O secretário vê mais justiça na equalização das tarifas. "Quem usava e não
contribuía vai passar a pagar e quem já pagava vai passar a gastar menos",
disse. Além da redução de R$ 6,30 para os R$ 2,70 nas pistas pedagiadas, o
contrato prevê redução de R$ 10,80 para R$ 5,40 no valor da praça de Jandira.
Vai ser dada a largada para serem fechadas todas as cidades do estado. Os
prefeitos estão somente esperando a cobrança começar em São Paulo, para
implementaremo pedágio em suas cidades. É uma questão somente de tempo.
Isso funciona como uma epidemia para os nossos bolsos. E não fique feliz quem
não tem carro, porque paga do mesmo jeito. Se andar a pé você paga ele
embutido em produtos que compra.
A conta como sempre é debitada nos pobres. Antes tínhamos o "Maníaco do
parque"depois veio o "Maníaco dos pedágios" e agora aparece o "Serrágio".
Todos pertencentes a gang chamada PSDB.
Se ele pretende ser candidato a presidente, espere muito poucos votos com
essas medidas impopulares.Nossos governos só pensam em arrecadação.
Enquanto isso os hospitais estão lotados e com atendimento cada vez mais
deficitário. Conheço pessoas que estão esperando há meses um telefonema
para a chamada de internação.
O estado só tem responsabilidade pelo cidadão,no papel. Somente naquele
livro que chamam de constituição. O estado de SP é o maior cobrador de
impostos do país.Com a idéia que estado é rico, o governo aproveita e cobra
sempre por cima.Temos o tal de ICMS que é uma calamidade. Na conta de
luz ele pega um quarto do faturamento. E ainda assim, eles querem mais ,
com uma ganância desenfreada.
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