Festejando a vida

A violência no Rio já é fato conhecido de há muito tempo.A população , poderia se dizer, que até está acostumada com ela no decorrer dos longos anos.Fato inédito porém é a atuação das autoridades , num repente de surpresa quando todos os cidadãos já esperavam aquele velho marasmo de sempre,no trato com a bandidagem.Mais surpresa ainda, tudo isso acontecer depois das eleições, quando tudo  está resolvido e sacramentado.Serão os bandidos, todos do PT?
Quanto a isso, no futuro saberemos as respostas.

 Algo de novo aconteceu no reino.        Dizem os entendidos que tal reação anti-banditismo é motivada pelo vislumbre de grandes eventos a começar em 2014.Seria um "Limpar a casa para receber visitas".Lamentavelmente é esse o pensamento de nossos políticos e sempre foi.Nunca deram o mínimo de atenção para a população  sofredora e seus problemas crônicos.

Na esfera federal,nos tempos de FHC, ele mesmo dizia que não era xerife, em um palavreado que dava  a entender que a segurança era exclusiva dos estados.Outra coisa lamentável.No governo dos petralhas, foi empurrado com a barriga por oito anos a questão da segurança, com uma única e idiota medida.A lei do desarmamento.

Tanto vigorou e fez sucesso que os bandidos no Rio estão combatendo hoje a policia, com bodoques e estilingues.É para rir.Os governos brasileiros, não somente os dos últimos dezesseis anos, mas coisa da década de sessenta para cá,tem deixado de fazer o dever de casa em muitos setores.

Como no capitalismo as coisas funcionam com o preenchimentos de lacunas,vemos hoje como está a situação.Deixaram de acudir os pobres e consequentemente surgiram as favelas.Deixaram elas proliferarem sem assistência,daí o narcotráfico preencheu a lacuna.Assim aconteceu com a educação.

Na década de 60 eram poucas as escolas particulares e alguns cursinhos.Algo já não andava bem na educação do estado, com a decadência lenta porém continua da qualidade do ensino.E as lacunas foram preenchidas. Hoje pode se dizer que as escolas particulares empatam em quantidade ou talvez sejam até mais que as do estado.Quem pode pagar, tem os filhos melhores educados.

Na saúde aconteceu a mesma coisa.O sistema foi se degradando continuamente e logo as lacunas foram preenchidas pelos famigerados planos de saúde.Nas únicas coisas que os governos não deixam a peteca cair são na arrecadação de impostos, que estão pela beira da morte e nas viagens internacionais onde no papel de porta vozes da população apregoam um país de paz e felicidade, rumo ao primeiro mundo.

A verdade está sendo exposta nas ruas do Rio.E viva a copa 2014 e também a olimpíada de 2016.Pelo menos esses eventos já provocaram uma revolução, que talvez beneficie o povo carioca. Embora bastante tardia.

Nenhum comentário: