Namoro difícil



Estava conversando com um  amigo no banco da praça.Um rapaz chegou discretamente e começou a ouvir nossa conversa.O assunto  era sobre os namoros de hoje em dia.Dizia  o meu amigo, que era algo descarado e quase imoral ver dois jovens sentados um de frente ao outro com a moça praticamente encaixada  em cima do rapaz.



Antigamente,  dizia eu, a gente namorava na praça e quando vinha alguém conhecido as mãos se largavam e havia até um pequeno afastamento.Beijar então, só no escurinho do cinema e saiamos todo satisfeito e emocionado.Não passava disso.Os moços respeitavam e as moças se protegiam de algo mais avançado.


Quando o namoro terminava, não havia culpas a serem curtidas nem consciência pesada nos molestando. O rapaz ouvia  atentamente com grande interesse.Parece que o conceito de moralidade era outro, mais rigoroso e vigiado.Numa altura da conversa o rapaz se manifestou e  disse que  tinha um grande problema na vida com referência ao assunto que falávamos.


Animado pela gente a expor os problemas, ele começou a contar que já tivera quatro namoradas e não deu certo com nenhuma delas.A primeira tinha o péssimo costume de beber.Ele sentia o cheiro de álcool em seu hálito e as conversas dela eram meio sem nexo e sempre não conseguia terminar o raciocínio, o que deixava o ouvinte nos ares.Ele achava que ela nunca estava sóbria.

Não durou muito ele achou melhor terminar. Eu e meu amigo concordamos plenamente  e apoiamos  sua providência.Meu amigo contou que conheceu uma mulher que bebia, deixava criança pequena sozinha em casa para ir ao bar.Em pouco tempo tomaram dela a criança. Não tinha capacidade moral para criar o filho.

O rapaz ouviu com satisfação nossos comentários e parece que tomou mais confiança em continuar com suas vividas historias. A segunda, disse ele, era muito bonita mas fumava igual uma condenada.Quando a beijava ficava com aquele gosto horrível, de  fumo na boca.Era com se tivesse beijado um homem.Era muito estranho para ele, pois nunca aprendera a fumar.

Também com essa o namoro não durou, pois o cigarro atrapalhava em muito o relacionamento.Novamente o apoiamos em sua atitude e comentamos que uma mulher fumante, deixa um pouco o lado feminino.Fica com as roupas e o cabelo cheirando fumo , os dentes ficam amarelados de nicotina e o mau hálito toma conta de seus suspiros.

O meu amigo fez um outro comentário dizendo que uma coisa muito difícil é se casar com uma mulher  fumante. Principalmente nas horas em que o casal vai para a cama e  a esposa acende um cigarro , deitada de costas, soltando a fumaça para cima em espirais cinzentas, que vão tomando conta de todo o ambiente.E o não fumante ao lado, fica aspirando tudo passivamente.

Mais animado ainda ao contar suas historias, o rapaz continuou:Uma terceira, disse ele, era uma garota desinibida e popular.Mas o problema é que me arrastava a lugares onde eu não achava legal.Rodeios, baladas, boates e bailes.Como eu não sou dessas coisas e ela não quis mudar de vida, também terminamos.Eu e meu amigo fazíamos nossos apartes comentando as situações em que o rapaz tinha entrado.

Mulher festeira também não dá futuro, disse o meu amigo.Vira tudo em uma gastação sem limites. Tudo que é festa e eventos cobram-se caro , desde a entrada até os lanches.Afinal, a finalidade do evento não é disponibilizar o entretenimento mas, visar o lucro.Eu  também (Disse)não me adapto com esse tipo de vida, sou mais de casa e do sossego.Me sinto desconfortável quando preciso ir a algum lugar barulhento e cheio de gente.

Pois é, eu sou assim também,confirmou o rapaz.E a quarta namorada? Porque não deu certo? Bom, respondeu ele,com a quarta tinha tudo para dar certo, mas ela era muito possessiva e ciumenta. Depois de algum tempo comecei a perceber que minha vida tinha mudado , para pior.Tinha que relacionar os lugares onde tinha ido e quando saia com ela não podia nem olhar para os lados.Se fizesse isso estava armada a encrenca.

Comecei a me sentir mal e ter a sensação que minha liberdade tinha ido embora para outras paragens.Estava me tornando um escravo sem as correntes de ferro.Elas eram feitas de ideias,cobranças e manipulações psíquicas.Estava me tornando uma outra personalidade,sem vontade, sem projetos e sem ânimo.Daí depois de um noite pensando e analisando tudo  , outro dia fui até ela e dei por terminado, sem muita explicação.


Agiu muito bem novamente, disse o meu amigo do lado.Mulher ciumenta acaba mandando na gente, acaba a liberdade e nossa vida se enche de tristeza.Isso não é nada bom. O ciume é um sentimento doentio que prejudica quem está pŕoximo.Eu também não me adaptaria com uma desse tipo, complementei o comentário.

Pois é... agora estou só e não sei o rumo que devo tomar (Disse o rapaz).Não sou do tipo que curte uma solidão.No começo vai bem mas depois de alguns dias começo a sentir que está faltando algo em minha vida.Vou te dar um conselho(Disse eu).Você , pelo pouco que a gente conversou já deu para notar que é uma pessoa inteligente, tem uma certa cultura e sabe muito bem analisar os fatos e situações.

O que tenho a dizer é o seguinte:

Procure frequentar um igreja.Pode ser qualquer uma, mas o melhor será onde você se sinta bem.Vá pelo menos uma vez por semana para  começar a conhecer o povo de lá.Certamente que  irá encontrar uma moça nas condições que você gosta, em uma igreja.Moças que frequentam igrejas geralmente são bem criadas e livre de vícios.

E elas estão lá porque se preocupam em praticar as coisas boas , seguindo os ensinamentos da bíblia.É lá onde se encontram namoradas e esposas ideais.Mas tenha cuidado.Lá poderá ter também algumas fanáticas.Essas não convém.Pessoas fundamentalistas direcionam suas vidas somente para  a religião e pode ser que o deixe de lado ou force você seguir o mesmo caminho.

E como eu as identifico?(Perguntou)

É relativamente fácil. Pessoas assim não sabem conversar sobre outras coisas a não ser sobre religião. É só puxar um assunto sobre política, artes, ou literatura, que elas travam.

Puxa !!! O senhor acabou de abrir uma porta e mostrar o caminho para mim.É mesmo?(Respondi)

Sim...vou procurar com calma uma igreja e começar a fequentá-la.Isso mesmo...tudo com calma e perseverança.Você chegará lá.

Depois que o rapaz se despediu agradecendo, meu amigo disse:Parece que você direcionou o rapaz para uma coisa boa.Interessante...ele chegou , ficou ouvindo nossa conversa, entrou nela e no fim acabou levando uma lição para fazer em casa. Bom rapaz.







Nenhum comentário: