Dublado ou legendado ?


                     Dublado ou legendado ?
No tempos em que assistia filmes na tv aberta, (hoje ja não faço mais isso)considerava os filmes que via, pela metade. Nunca gostei de filmes dublados. Acho  o mesmo que colocar um quadro na parede de uma sala penumbrosa, ou ver o por do sol através de um vidro fumê.

Tá certo que nem todos os filmes se comparam a uma obra de arte, mas quando ele é bom, fica ainda mais dolorido quando a voz do ator é trocada por a de um carioca falando bões e outros disparates antiportuguês.

Não sou contra a dublagem em desenhos animados, onde os personagens podem levar qualquer tipo de voz. Para o bem da arte ela deveria ser aplicada somente nêsses tipos de filmes.Muita gente alega que não consegue ler a legenda e ver o filme, ou não dá tempo de vê-la toda.

Considerando o nivel alarmante que temos de semianalfabetos no país, certamente que a preferência é pelos dublados.56% os preferem, contra 37% a favor dos legendados.Na cidade vizinha de Itu, a preferência pelos legendados ganha.(Veja link abaixo)


Nosso povo tem o péssimo costume de odiar livros.Éssa é uma das razões que eles são tão caros por aqui.Quem odeia livro , não lê ou pratica a leitura muito pouco.Daí , enfrentar uma legenda,  é mesmo dose para leão.Confesso que até perde-se algum detalhe , mesmo quem tenha uma leitura rápida.

Mas original é original. O som do filme original é mais puro e com mais detalhes que no legendado, que sofre uma compressão para serem enfiadas as vozes alienígenas.A televisão desde seus primórdios quis fazer concorrencia com o cinema.

Desde a telinha 3x4 que só focalisa o miolo do filme, completando com as dublagens onde os atores adquirem vozes cavernais e sem emoção, que se repetem em todos os filmes.O velhos ficam com a voz do "Peru" ( personagem da velha escolinha do professor Raimundo )e até o "Scooby Doo" tem a voz dele.

Crianças ficam com uma vozinha esganiçada de adulto forçando as cordas vocálicas.Pensam que somos um bando de idiotas ingerindo porcaria sem perceber.Aliás essa é a filosofia de nossa tv aberta. Mas isso ja é um outro assunto.

Com o evento da NET, e com as novas Tvs de telas widescreen, nos libertamos dessa turma.E também de frequentar cinemas que viraram  lanchonete com uma tela a frente.Seria melhor opção assistir filmes em um drive-in.Pelo menos não se escuta o estalo de tampa de refrigerantes nem o crec-crec da mastigação de pipocas.

Os tempos mudam e os hábitos também.A vida é feita de mudanças. Só que teriam de ser para melhor. O capitalismo quer torcer as coisas para o lado comercial, mas não é bem por aí.
Ainda existem pessoas senśiveis, que na hora de ver um filme tem-se que cumprir algumas exigências.Excluindo obviamente, filmes dublados.

Veja mais: http://www.itu.com.br/conteudo/detalhe.asp?cod_conteudo=14663

http://cinemagia.wordpress.com/2008/08/30/dublado-ou-legendado/

Nenhum comentário: