Essa é minha filha, que lança seu primeiro livro. Deixa o papai todo orgulhoso. |
A Livraria e Editora Valer tem a satisfação de convidá-lo(a) para o lançamento do livro As artes plásticas no Amazonas – o Clube da Madrugada, da professora Luciane Páscoa, que acontecerá dia 6 de agosto, às 9h, no Espaço Cultural da Livraria Valer, situado na av. Ramos Ferreira, 1.195 – Centro. Na ocasião será feita uma apresentação da obra e servido um café da manhã.
A cultura brasileira não foi mais a mesma depois da Semana de Arte Moderna de 1922. Movimento de renovação das artes, a Semana desencadeou um processo de mudança que se espalhou pelo país.
Seus efeitos foram sentidos em todas as regiões, despertando anseios de transformação e impulsionando os jovens artistas a buscar novas formas de representação da realidade. No Amazonas, oClube da Madrugada cumpriu esse papel renovador das manifestações culturais.
Fundado em 1954, transformou-se no centro das discussões sobre a necessidade de construção de um pensamento científico e crítico sobre a realidade, e de uma nova percepção artística, tendo como referência o homem e a vida na Amazônia.
O Clube da Madrugada atuou em muitas frentes, impulsionando linguagens artísticas variadas, destacando-se a poesia, as artes gráficas, as artes plásticas, o cinema, dentre outras.
O compromisso em divulgar novos talentos e incentivar a produção de seus membros foi uma constante nesse grupo, que mobilizou muitas ações, tais como exposições de arte, conferências e seminários críticos, publicações, suplementos literários, atividades cineclubistas, festival de cinema e programa de rádio.
As artes plásticas no Amazonas – o Clube da Madrugada é uma obra reveladora sobre as atividades culturais e os principais protagonistas do movimento Madrugada. Num estudo pioneiro, Luciane Páscoa foca seu trabalho nas artes plásticas, sem deixar de lado as outras manifestações criativas, reavivando a memória e a contribuição dos mais destacados artistas do Amazonas.
Estuda o contexto cultural, em especial a produção do movimento Madrugada, analisa a contribuição dos artistas e o significado de suas obras. O livro é um marco na investigação histórica regional e uma das mais importantes pesquisas sobre as belas-artes no Brasil.
O trabalho é encerrado com biografias dos artistas que atuaram no Clube ou sob a sua chancela, trazendo toda a informação possível até o momento. Foi feito um levantamento dos principais colaboradores no âmbito das artes gráficas e da ilustração, daqueles que participaram por meio de exposições individuais ou coletivas e também na atividade pedagógico-artística da Pinacoteca do Estado do Amazonas.
A produção artística abordada foi a que ocorreu no intervalo da segunda metade dos anos 50 até meados dos anos 70, período efervescente do movimento.
A AUTORA
Luciane Viana Barros Páscoa nasceu em Tatuí, São Paulo. Possui graduação em Artes Plásticas (1992) e Música (1993) pelo Instituto de Artes da Unesp, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em História Cultural pela Universidade do Porto (2006).
Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amazonas, onde atua como membro permanente do Mestrado em Letras e Artes, e no curso de Música, no qual ocupa as cadeiras de Estética e História da Arte e Filosofia da Arte.
Ainda nesta instituição, realiza atividade de pesquisa no Laboratório de Musicologia e História Cultural, no qual coordena a área de projetos, dentre os quais se destacam patrocínios importantes junto a instituições de projeção nacional como Petrobras e Fapeam. Tem artigos e ensaios publicados em jornais e revistas.
Evento: Lançamento do livro As artes plásticas no Amazonas – o Clube da Madrugada (com café da manhã e apresentação da obra)
Autora: Luciane Páscoa
Editora: Valer
Páginas: 304
Data: 6 de agosto de 2011
Horário: 9h
Local: Espaço Cultural da Livraria Valer (av. Ramos Ferreira, 1.195 – Centro)
Contatos: Valer: (92) 3635-1245 / Autora: (92) 9162-3453; luciane.pascoa@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário