Viajando antes da hora



22/07/2011
Mulher morre após receber glicerina na veia em hospital do CE

Folha.com
DE SÃO PAULO

A injeção de glicerina em vez de soro na veia de uma idosa pode ter causado a morte dela em um hospital do Ceará.

De acordo com Antônio Ernani de Freitas, diretor do hospital São Vicente de Paula, em Barbalha (505 km de Fortaleza), a aposentada Maria Carmelita Laurentino, 75, estava internada no Hospital Geral de Missão Velha (507 km de Fortaleza) com suspeita de pneumonia.

Ela foi transferida para a unidade de Barbalha na quarta-feira (20).

Ao chegar, o médico que estava de plantão estranhou a substância intravenosa que a mulher estava tomando na ambulância e percebeu que era glicerina, material que não pode ser aplicado na veia ou ingerido.

O médico, segundo o diretor, imediatamente trocou o medicamento, mas a idosa morreu cerca de uma hora depois. Segundo Freitas, ainda é preciso aguardar o laudo do IML (Instituto Médico Legal) para saber se a glicerina foi a causa da morte.

A ocorrência foi registrada na delegacia do município. A Folha telefonou para a unidade, mas foi informada que as investigações sobre o caso ainda não haviam começado porque a Polícia Civil está em greve.

No Hospital Geral de Missão Velha, um funcionário informou que não havia ninguém para falar sobre o caso. A secretária de Saúde do município, Elisian Fechine, disse que o hospital é filantrópico, mas a gestão da unidade é municipal.

 Ela afirmou que uma auxiliar de enfermagem suspeita de ter trocado o soro pela glicerina foi afastada até que a investigação seja concluída.

Nenhum comentário: