Passa-tempo complicado



31/08/2011
Americano é preso por extrair ouro em rio do Paraná

JEAN-PHILIP STRUCK
DE SÃO PAULO

Um turista americano foi preso no litoral do Paraná sob suspeita de extração ilegal de minério num rio da região. O caso aconteceu no sábado (27), no rio Nhundiaquara, em Morretes (80 km de Curitiba).

Segundo a Polícia Militar, o americano foi flagrado depois de uma denúncia anônima feita por telefone. Com ele, a polícia apreendeu equipamentos utilizados na extração e separação de minérios, como peneiras plásticas e um detector de metal com fones de ouvido, além de 0,1 grama de ouro.

Ainda segundo a PM, o homem, que não fala português, foi levado ao Posto Ambiental de Morretes após a prisão. No local, com o auxílio de um intérprete, o americano disse que era médico e exercia a extração de minério como hobby.

Segundo a PM, o americano disse que não sabia que esta prática era ilegal no Brasil. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que pode encaminhar o caso para a Polícia Federal, já que se trata de ocorrência policial envolvendo um estrangeiro.

O americano estava com a passagem para os EUA marcada para o dia seguinte à prisão (28), mas, segundo a PM, ele terá que permanecer no país até o dia 30 de setembro, quando será realizada uma audiência.





Vendo  a noticia dessas pequenas ocorrências, os desavisados chegam a pensar que por aquí a fiscalização é super-eficiente.Enquanto pegam um único indivíduo que está praticando um hobby, no sul da Amazônia tem 3000 pessoas praticando o garimpo ilegal.Lá, ninguém vai prender ninguém.

Salvo se o  norte americano estivesse com mercúrio em seu poder, daí se justifica a intervenção. A noticia não é clara a êsse respeito.Mas, chega-se a ficar perplexo como as leis são executadas neste país.

O mesmo ocorre com uma lei que proíbe as rifas .Só o governo pode se usufruir desse filão.O governo e mais alguns privilegiados como o Silvio Santos com sua telesena e o carnê do baú.Tempos atrás também, as emissoras de tv usufruiram muito com o disque-money. 

Até agora tem algumas que estão se aproveitando desse recurso, para pegar dinheiro dos otários. Agora, vai você fazer uma rifa e por azar te pegarem,se não for preso, pode arranjar até um serviço comunitário para fazer.E a democracia como fica? A igualdade não é para todos? Como se vê, não por aquí.

Nenhum comentário: