Barulho, mas que barulho!!!!

Tutorial: Como não ser um vizinho chato!



É impressionante pesquisar na internet sobre a convivência de vizinhos, especialmente no tocante a barulho. Creio que é um inconveniente que todos alguma vez já experimentaram (ou experimentam).



O que acontece é que o individualismo predomina na vida das pessoas. Elas não pensam nos outros, naqueles que moram ao lado. Se tivessem um mínimo de amor ao próximo e consciência de vida em sociedade muitos problemas seriam evitados.


Então aqui vão algumas dicas para você não se tornar o vizinho chato do bairro. Vou abordar dois problemas comuns aqui do meu bairro.


O latido infinito
Que cachorro de vez em quando late, disso sabemos. Mas cachorro que late sem parar e especialmente em horários impróprios pode incomodar muito as pessoas que moram perto de você.




Como resolver o problema?


Geralmente cachorro que late muito é por dois motivos: [1] falta de atenção do dono (passeio, fazer exercícios, brincar) ou [2] falta do dono repreender o cão. Acontece que muita gente tem cachorro em casa e acha que é só deixar no quintal – o cachorro fica neurótico! E tem gente que ainda acha lindo o cão latir o dia todo. Uma repreensão no cachorro quando ele latir excessivamente já ajuda a mudar o comportamento. Exercícios e atenção também deixam o cachorro mais equilibrado emocionalmente.


Som alto

Outra coisa que incomoda muito é o volume do som. Muita gente gosta de ouvir som alto, eu também gosto muito disso. Mas, como a gente vive em sociedade, é bom evitar problemas tomando as devidas precauções:



1 – Atente para o volume do som. Você pode ouvir um som com certo impacto num cômodo de sua casa sem necessidade disso ser compartilhado com todo o quarteirão. Tenho visto pessoas colocando caixa acústica na janela ou abrindo todo o cômodo para o som “se espalhar”. Outros erguem tanto o volume que o som das caixas acústicas chega a “rachar”. Quando for ouvir som alto, certifique-se de tentar isolar o cômodo: cortina, tapete, fechar a janela – para que sua experiência se limite à sua sala.


2 – Atente para o horário. Tem gente que coloca som às 8h30 da manhã. Tudo bem que você acorde cedo e ache este horário já tarde. Mas nem todos possuem a mesma rotina de vida. Depois das 22h também é proibido.


3 – Atente para as circunstâncias. Há gente doente na sua vizinhança? Há pessoas que trabalham por turnos precisam dormir no horário que você quer fazer barulho? Procure estar inteirado para não incomodar as pessoas.


4 – Compre um fone de ouvido. Se infelizmente nada do que foi dito acima pode aplicar a você, eu lhe aconselho a comprar um ótimo fone de ouvido. Daqueles grandes mesmo, que garantem um som perfeito. Você terá som alto suficiente e não incomodará ninguém.


Lembre-se que a reação das pessoas é imprevisível. Quando as pessoas são desrespeitadas nem todo mundo resolve pacificamente. Diálogo e bom senso são importantes, mas não é todo mundo que faz isso. Tem gente que envenena cachorro que late demais, se vinga fazendo barulho na hora que você estiver dormindo, enfim... Você sabe como é o ser humano...


Portanto fica a dica. Respeite para ser respeitado!


Copilado do http://maxmode.blogspot.com/

Nenhum comentário: