Qual é o nome da sua rua?

Clique  na imagem para ampliar


QUAL É O NOME DA SUA RUA?
Certamente há 99% de probalididade da resposta, ser o nome de pessoas.Geralmente de figuras.Políticos, professores, pesquisadores  ou    algum
benfeitor da comunidade. Ou ainda  um batalhão  de incontáveis outros candidatos a homenagens, sem maiores destaques na vida da comunidade.

Essa prática quando foi inventada, (não sei por quem)se esqueceram que passaria a ser o terror dos carteiros.Como vivemos em um país onde a educação anda se arrastando no tempo, é comum as pessoas não acertarem muitos nomes ao escreverem os enderêços nas missivas.

Muitos nomes não cabem nas placas que os anunciam.Daí fica assim: Rua Antonio F.D.P da Silva.O que com o tempo transforma-se em Antonio Silva. 

Antigamente nomes de ruas , praças e outros pontos geográficos era sómente de gente falecida.Hoje, ja está entrando gente viva no esquema.

Ainda para dificultar mais as coisas os políticos passaram a usar do seguinte artifício para minimizar a demanda: Passaram a por dois nomes em uma mesma rua.Mas a ordem é dificultar e não simplificar.

E a fila de gente esperando para entrar com o nome de algum parente em alguma rua é enorme.Grandes culpados disso tudo são os vereadores  que na falta de fazer outra coisa em benefício do município, ficam administrando os nomes das vias públicas.

Certamente que isso traz votos para uma possível reeleição.E ainda tem lugares que a coisa não pega nem a pau. Em Tatuí tem uma praça de nome Cezário Mota.Mas todos a  conhecem como praça do Junqueira.

Na praça da Matriz nenhum político ousou por outro nome, pois sabem que o costume popular é muito mais forte que as vontades do legislativo.Interessante seria se nossas ruas tivessem nomes bonitos e mais inspirados como " Rua das laranjeiras" "Praça das amoras" ou ainda "Avenida das Hortências".

Outra sugestão seria: Rua Saturno, Av.Jupiter,Praça Marte... daria para encher todas as ruas e logradouros com os nomes dos planetas e satélites.Para os figuras do lugar, poderia se fazer estátuas e colocá-las em espaços que não atrapalhassem, com uma plaqueta contando seus méritos.

Agora, praticidade  e funcionabilidade a toda prova, seria fazer igual a algumas cidades dos EUA.(Veja foto acima) Nùmero e direção. Ex: Rua 41 sul, Rua 23 leste Avenida 12 oeste.

Mas isso fica para daquí a 200 anos quando, se os governos futuros investirem na educação e tivermos políticos mais inteligentes, preocupados com a comunidade do que com o puxasaquismo e os votos da próxima eleição.

 Por falar em bajulismo,o jornalista Roberto Marinho que dizem, nem diploma tinha, e que entrou até na academia de letras,(Depois disso a academia ficou desacreditada)está em muitas ruas, principalmente em cidades onde tem uma filial da rede globo.Em são paulo, temos uma avenida com seu nome.

Era a antiga "Água espraiada".Dizem que fizeram a troca de nomes saindo fora da legislação.Obra de uma prefeita petralha que se casou com um argentino.

Temos até uma ETEC (Escola tecnica estadual) com o nome do ilustre no bairro do Brooklin Paulista.Temos ainda em rua de São José do Rio Preto,em Candeias na Bahia,em Santa Rita na Paraiba e em São Gonçalo no Rio de Janeiro.

Esse elemento nada fez pelo país a não ser ficar grudado aos governos, principalmente aos da ditadura,para obter benefícios próprios  e para sua empresa.A história dele voces ja conhecem.

Ela está ligada a de sua emprêsa.Essa é mais uma coisa ridiculamente errada neste país.Onde está a democracia?Enquanto  a vontade de pessoas influentes sejam atendidas,a democracia fica mais distante. 

A melhor rodovia do estado, leva o nome do ditador Castelo Branco.Se tanto criticam a ditadura e o pessoal dos "direitos humanos" querem as cabeças dos torturadores, por que para começar não mudam o nome como era no início de sua construção?Rodovia do oeste?

 Isso tudo prova que para o bajulismo não existe fronteira nem ideologia.

Nenhum comentário: