Classe média

MÉTODOS E PESQUISAS



















Toda vez que surge o resultado de uma pequisa, ficamos alertas e nem sempre a encaramos como verdade. Primeiro ,que os parâmetros avaliados são muitos e as posições de observação também se distanciam uma das outras.

Por exemplo , acho bastante fora da realidade dizerem que uma pessoa que ganhe R$ 1 400,00 , esteja dentro da classe média. Entendo por classe média, pessoas que moram em condomínios fechados ou em bairros arborizados ,onde as construções superam os cento e cinquenta metros quadrados.

Isso também é um fator que varia de cidade para cidade. O preço do metro quadrado fora dos grandes aglomerados populacionais, é bem mais barato. Um barraco de favela por lá, tem o mesmo valor que uma casinha simples em lugares mais amenos e menos poluidos.

Pesquisas são baseadas em matemática e eles mesmos avisam que existe uma margem de êrro de ate´3 pontos percentuais. Nas pesquisas eleitorais o resultado é tirado da opinião de um grupo de pessoas e multiplicado pelo total de eleitores. Por isso que as vezes, não coincidem com o resultado oficial.

Considerando êsses pontos percentuais que são chamados de "margem de êrros", lembro aqui que êsse critério não é aplicado nos cálculos que fazem para enrolar a população com o tal horário de verão, onde conseguem apurar economia de até 2%. Pura balela, considerando a grandeza e variantes dos fatores envolvidos em tais tipos de cálculo.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: