DILMA É ESTRELA DE PUBLICIDADE OFICIAL EM INGLÊS
O atual número da revista norte-americana Foreign Affairs traz 10
páginas de anúncio sobre o Brasil nos quais o princípio constitucional
que veta a aparição de autoridades em publicidade oficial foi totalmente
esquecido. Financiado pelo BNDES, Petrobras, Embratur e um grupo
de entidades e empresas privadas, a propaganda traz fotos do presidente
Luiz da Silva e de Henrique Meirelles, mas tem como estrela
a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, apresentada como
provável candidata às eleições presidenciais de 2010.
O texto lembra que Dilma também é presidente do Conselho de
Administração da Petrobras e cita frases da ministra sobre o programa
de biocombustíveis do governo Lula. O titular da pasta de Minas e
Energia, Edson Lobão, é a única outra autoridade federal a aparecer
no anúncio, que fala de maneira extremamente elogiosa do ex-presidente
tucano, Fernando Henrique Cardoso.
“Os bancos brasileiros são sólidos e lucrativos graças à estabilidade
criada pelo antecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso. De maio
de 1993 a abril de 1994, FHC (como ele é conhecido) foi ministro da
Fazenda do Brasil e introduziu o Plano Real para acabar com a
hiperinflação. Embalado pelo sucesso de seu plano, ele foi eleito presidente
em 1994 e reeleito quatro anos mais tarde. Cardoso foi sucedido em
2003 por Lula, que também foi reeleito; o mandato atual de Lula vai
terminar em 2011”, diz a propaganda, apresentada em formato de
reportagens sobre distintos temas com o título “Brazil, um gigante acorda”.
Meirelles participa com a defesa das políticas fiscal e monetária
“conservadoras” que, segundo ele, deram ao país recursos para enfrentar
a atual crise econômica. Mas nas dez páginas, o caso mais gritante do
desrespeito à regra que proíbe promoção pessoal por meio de publicidade
oficial é o anúncio da Embratur. Em uma página, a peça traz uma foto da
presidente da estatal, Jeanine Pires, e um texto em forma de entrevista,
que tem como última pergunta a seguinte pérola: “Que legado você
gostaria de deixar para o turismo brasileiro?”.
A Constituição de 1988 instituiu o princípio da impessoalidade na
administração pública e é claríssima em relação aos limites da propaganda
feita com dinheiro do contribuinte. Seu artigo 37, parágrafo 1º, diz o
seguinte: A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas
dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de
orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens
que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
Será que o princípio não vale para propaganda em inglês?
Nossa desacreditada constituição a cada dia sofre novos ataques.
Se nem o governo bota fé nela, nós tambem não devemos acreditar
muito.Afinal é um livreto qualquer onde se dita algumas regrinhas bobas.
Depois ainda querem incentivar o nosso patriotismo, obrigando nos jogos
de futebol a execução do Hino Nacional. Haja hipocrisia .
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