Os cinemas em duas épocas

Cinema de ONTEM

Cinema de HOJE

As vezes me pergunto o que tanto mudou. Mas parece que  a mudança principal, veio nos hábitos do povo, para pior.Tornou-se mais sem educação.Antigamente tinha-se que entrar no cinema de paletó.Era um recinto considerado quase sagrado, em que se mantinha um comportamento como se estivesse em uma igreja.Falava-se baixo, enquanto se ouvia musica suave e calma de oŕgão eletrônico.

Ao  entrar, parecia que se transpunha um portal para outra realidade. O clima se modificava e as pessoas se transformavam.Havia um  ar de grandiosidade e um hipnotismo especial para as emoções que viriam em sequência.Eram na forma de imagens mirabolantes e som envolvente.Considerando que não existia, nem a metade da tecnologia que hoje temos.

Ali não tinha conversa alterada e o respeito era fator preponderante e fiscalizado de perto. A figura acima dá uma ideia. A bomboniere só vendia balas e drops quadradinhos. Pipoca , só se na frente do cinema tivesse um pipoqueiro por sua conta e risco. Nada tinha a ver com a administração. Ninguém comia pipoca na sala de projeção.

Hoje nada resta disso a não ser em nossas memórias do vivido.Não frequento mais cinemas convencionais.Nas cidades que não existem shopings e neles ,consequentemente cinemas de melhor categoria,não compensa ir ao da esquina.A frequência tornou-se rasteira e as perturbações nos desanimam de assistir um filme na telona.

Observe na figura acima como é o ambiente.Pessoas com enormes sacos de pipoca e frascos de bebidas que emitem um estalo ao se abrirem, tornam o ambiente mais próximo de uma lanchonete. Isso para não falar dos bombetas que assistem ao filme de boné.

Tem-se a impressão que dormem com eles. Mediante todos esses desânimos, a gente acaba comprando uma tv de 42" e transformando nossa querida salinha em um cinema quase de verdade. Os tempos mudam... e a gente tenta se adaptar.

Nenhum comentário: