Guerra difícil



Mosquito da dengue já se desenvolve em água suja, diz pesquisa



HÉLIA ARAÚJO  Folha.com
DE RIBEIRÃO PRETO
O mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, está se desenvolvendo em ambientes sujos e até em água salgada. A conclusão é da pesquisadora Marylene de Brito Arduino, da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de São Paulo.
Escola estadual é fechada por ter foco de dengue em Minas
Londrina anuncia ações após decretar emergência por dengue
SP tem nove cidades prioritárias no combate à dengue
Rio registra 437% de aumento de casos de dengue em janeiro

Marylene diz, porém, que ter encontrado larvas do Aedes em água com sal não significa que o inseto possa se reproduzir no mar. Ela está testando, no entanto, qual o limite de salinidade que as larvas suportam.
"É importante ressaltar que o sal mata as larvas do Aedes e continuamos recomendando seu uso no combate aos criadouros."

Estudo realizado por ela em São Sebastião mostrou que larvas do mosquito foram encontradas em recipientes com água com resíduos de sal e até em outros com produtos como graxa, tinta, cal e óleo combustível.

Dos 1.325 pontos com larvas de Aedes analisados por Marylene na pesquisa, 323 estavam em água com algum tipo de salinidade --ou seja, resíduos de sal ou outros produtos químicos.
Segundo a pesquisadora, o resultado mostra que é preciso se preocupar com possíveis criadouros antes ignorados, como latas de tinta e pneus com resto de óleo.

"O mosquito está evoluindo. Todas as espécies tentam manter sua população. Se não encontram o ambiente que preferiam antes, acabam se adaptando ao que existe."
O virologista da Unifesp Celso Francisco Hernandes Granato, especialista em dengue, diz que não se surpreende com a possibilidade.

"O conceito que tenho é que ele [Aedes] prefere água limpa e parada. No entanto, trata-se de um mosquito de grande facilidade de adaptação, o que certamente possibilita que procure novos locais de reprodução."

Dá até para acreditar na teoria da evolução.Mas uma pergunta fica no ar. Por que nós humanos não conseguimos nos adaptar com a poluição e outras coisas maléficas? Não era para termos alergias e os fumantes não morrerem de câncer.Os alcoólatras deviam se adaptar com a bebida e assim por diante.
Infelizmente estamos perdendo essa guerra para o mosquito e ja faz tempo. O governo sozinho não consegue dar conta se o povo ignorante não for esclarecido meio a força do problema.

Nenhum comentário: