Sem controle.



Um terço do leite no país chega ao consumidor sem inspeção        
 FOLHA DE SÃO PAULO


De cada 10 litros de leite produzidos no país, 3 não passam por inspeção, revelam os mais recentes dados anuais fechados pelo IBGE.

Os números mostram pouco avanço na fiscalização desde 2007, quando operação da Polícia Federal encontrou soda cáustica e água oxigenada no produto.

O Ministério da Agricultura reconhece que é preciso aprimorar os controles e diz que isso depende de um esforço conjunto entre prefeituras, Estados e ministério.

O leite informal é produzido por pequenos pecuaristas, que optam pela venda direta para obter preço melhor do que nos laticínios.

Produtores dizem que é possível ganhar o dobro vendendo leite em garrafa pet ou fabricando o próprio queijo.

Para a Associação Brasileira dos Produtores de Leite, pizzarias de São Paulo são campeãs do consumo informal. A Associação Pizzarias Unidas (que representa estabelecimentos do Estado) diz desconhecer a prática.

Ha séculos que o povo toma leite sem inspeção , basta ver que muita gente ferve o leite até hoje, pelo hábito adquirido. No setor de carnes ( Nos açougues) também a inspeção não acontece. Muita gente que é freguês de açougue come carne clandestina. A fiscalização da prefeitura é falha e os fiscais são subornados, tanto pelos açougueiros como pelas grandes padarias.

 Os açougues formaram um cartel. Trabalhei muitos anos ao lado de um açougue e via o dia todo chegar carne sem inspeção .Recolhiam pelos fundos , toda coberta com lona.Depois desse tempo comecei a reparar que todos os açougues da cidade tinham uma entrada lateral estratégica para receberem carnes suspeitas.

 Muitas vezes morre alguma vaca de um sitiante, e este oferece ao açougueiro. Vende barato para não ter muito prejuízo.Bom para os dois , menos para o consumidor que corre o risco de comer carne infectada. Depois dessa época passei a comprar carne só de supermercado. Eles só trabalham com frigoríficos. E parece que a moda pegou , porque os açougues estão diversificando seus produtos.


Nenhum comentário: