Guerra natural


Cidades paulistas apostam em planta contra o mosquito da dengue



COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO

Quatro prefeituras da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) investem no plantio da leguminosa Crotalaria juncea que, segundo os municípios, diminui a proliferação do mosquito da dengue.

A planta é um atrativo para as libélulas, insetos predadores das larvas e dos adultos doAedes aegypti.

Taquaritinga (334 km de SP) foi a primeira cidade da região a distribuir sementes da planta. Foi seguida por Orlândia (365 km de SP), Morro Agudo (380 km de SP) e Batatais (352 km de SP).

Segundo o chefe do Controle de Vetores de Taquaritinga, Adriano Araujo, a técnica foi descoberta por especialistas da UFSCar.

As crianças recebem as sementes em projetos educativos e são instruídas a plantar em casa. A prefeitura também usa a planta em projetos paisagísticos de praças e canteiros.

A Seprotec, distribuidora da semente nas quatro cidades da região, já recebeu encomendas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

O entomologista Cleber Polegato, da USP de Ribeirão, disse que a crotalária atrai libélulas assim como outras plantas e flores e que é difícil medir o seu real efeito no combate à dengue.

Pelo menos 25 municípios da região de Ribeirão Preto já registraram casos confirmados de dengue apenas em janeiro deste ano. Juntas, as cidades têm 677 pessoas vítimas da doença.

Nenhum comentário: