Datas estranhas


As massas são levadas pelo controle de uma religião, desde os tempos medievais.Ela que impôs datas, comemorações, idéias surrealistas e muito mais.

Faz tanto tempo que o esquema foi montado e levado a prática, que hoje parece  faz parte do DNA dos católicos.

Isso com mais intensidade nos paises latinos.Leva-se a acreditar em coisas tão sem nexo como por exemplo as datas religiosas móveis.Ja parou para pensar em um seu parente, que faleceu em tal data e foi em uma quarta feira.A partir daí voce começa a lembrar do ente querido, não tendo por base o dia em que ele faleceu mas o dia da semana?Fica bem complicado né?

 Pois é.... fizeram isso com o maior ícone da humanidade.... Jesus Cristo.O seu nascimento é comemorado sempre no dia 25 de Dezembro (Data suposta) e a sua morte não tem o número do dia mas o próprio dia.Isso é o mesmo que tentar provar que dois mais dois é igual a cinco.

Tudo isso porque na biblia não se refere ao dia do seu nascimento. Mas está lá que a sua morte foi na sexta feira e sua ressurreição no domingo.Mas considerando que data não tem lá tanto valor e deixando de lado certas implicâncias, todos comemoram não a data ,mas a memoria da maior figura humana que ja pisou na face da terra.

Dentre essas teorias discutíveis ainda está o coelho da Páscoa.Dizem que foram os alemães que o inventaram. E o mais absurdo que é um coelho ovíparo.Mas parece que o povo não liga muito para isso e dá mais enfase para as viagens que o feriadão proporciona e para as comilanças que a data sugere.

Churrascos e cerveja predominam nas mesas onde segundo a tradição religiosa deveria ter somente peixe. 
No domingo, o chocolate faz sua vez e desperta a alegria da criançada, mesmo que seja ovo de um coelho alienígena.Dizem que antigamente era costume , dar ovo cozido de presente.

Mas como o ovo foi proibido pela igreja, alguém muito esperto (que depois um parente seu criou o capitalismo), passou a fazer e vender ovos de chocolate.Ficou rico em pouco tempo. Mas para irmos mais lonje sobre esse monte de incoerências, transcrevo aqui mais informações: Foram tiradas do Yahoo respostas.

Porque os feriados sempre mudam o dia da semana e a Paixão de Cristo é sempre na sexta feira? 

Basicamente, porque Jesus Cristo morreu numa sexta-feira, e ressuscitou num sábado, seria esta a resposta mais simplória. 

Mas na verdade, tudo tem a ver com a "Quaresma", que são os 40 dias impostos a partir da Quarta-feira de Cinzas, e termina na Quinta-feira com a Missa da Ceia do Senhor, segundo a Liturgia Católica. Portanto, não importa o que se faça, contado os 40 dias, sempre cairá numa quinta-feira.

"A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia que significa provação.

Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito".

e mais:

Tanto a data da Páscoa quanto a do carnaval "andam" de um ano para o outro. Assim como a Páscoa dos judeus, a versão cristã da festa segue um calendário baseado nas fases da Lua, com "meses" de 28 dias.

 Acontece que o calendário anual de 365 dias é solar (com meses de 30 e 31 dias, exceto fevereiro, que tem 28 -- ou 29, se for ano bissexto), e a discrepância entre os dois é um dos motivos para a mobilidade da data do carnaval.

Um dos motivos, mas não o único. É preciso levar em conta que a data da folia é calculada retroativamente -- primeiro determina-se o domingo de Páscoa e, contando-se sete domingos para trás, chega-se ao domingo de carnaval. E, no caso da Páscoa, a situação é para lá de complicada.

Como regra geral, a Páscoa tem de cair no primeiro domingo após a lua cheia que seguir o equinócio de primavera do hemisfério Norte. O equinócio é o nome dado à posição do Sol que marca o começo da estação primaveril (a Páscoa judaica sempre esteve associada à primavera), e normalmente cai no dia 21 de março.

 O problema é que a lua cheia usada pela Igreja não é a lua cheia "real", mas a chamada lua cheia eclesiástica - uma série de projeções da posição do satélite feitas no começo da Idade Média.

Com isso, surge uma variabilidade decorrente da precisão da lua cheia eclesiástica. A situação melhorou com a entrada em vigor do nosso calendário atual, o gregoriano (criado pelo papa Gregório XIII no século 16), mas a coincidência entre a lua teórica e a real ainda não é perfeita.

 Por tudo isso, a data da Páscoa pode variar entre 22 de março e 25 de abril, e a do carnaval caminha junto com ela, fixada sete domingos antes. Deu para entender?
Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quaresma

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070226021813AA432IU&show=7

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080318190816AABIOln

Nenhum comentário: