Mal me quer


27/03/2011 - 10h58
Pacientes de plano pagam taxa extra para fazer o parto
Hélia Araújo
 FOLHA DE SÃO PAULO

Clientes das Unimeds em São Paulo gastam até R$ 2.000 para ter o parto realizado pelo médico que acompanhou toda a gravidez.

A exigência no plano de saúde --que é uma cooperativa de médicos-- acontece em cidades como Franca, Campinas e Americana. A cobrança ocorre porque esses planos criaram escalas fixas de obstetras plantonistas.

São eles que fazem os partos sem custo adicional. Caso as futuras mães queiram escolher outro médico, elas pagam um adicional, a "taxa de chamada".

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), responsável pela fiscalização dos planos de saúde, diz que a paciente pode exigir que o parto seja feito pelo médico dela, sem que tenha que pagar adicional.

Se a informação sobre a taxa não estiver clara no contrato, o médico e o plano de saúde não podem fazer a cobrança.

Flaviane Soares, 25, com a filha Isadora; a mãe pagou taxa de R$ 500 para ter parto com seu médico

OUTRO LADO

A Unimed afirma que a "taxa de chamada" não é reconhecida oficialmente pela operadora, embora admita que a prática exista e é aplicada pelos médicos da cooperativa de saúde.

As assessorias de imprensa das Unimeds de Campinas, Americana e Franca informaram que a negociação é feita diretamente entre os médicos e as pacientes. Segundo elas, não há nenhuma interferência da operadora de plano de saúde.

Se alguem guardar todo mês o equivalente a uma mensalidade de plano de saúde, depois de um ano ja terá uma boa quantia que dará para pagar um medico particular. A internação  o SUS garante, ja que pagamos impostos altíssimos e temos que ter algum beneficio em troca.

Os planos  apareceram para preencher uma lacuna que o governo deixou com o mau gerenciamento da saúde. Esses planos beneficiam mais os empresários que estão por tras deles do que a clientela.Na propaganda enganosa, diz-se o contrário e tenta passar a idéia que você necessita muito dele.


Antes deles, as pessoas ficavam doentes e morriam do mesmo jeito que hoje.Se você faz um plano, está apostando em uma enfermidade futura. Nós só morremos quando a hora é chegada. Nem antes e nem depois.E isso é uma lei geral.Para ricos e pobres. A unica diferença é que os ricos pós-morte, são homenageados. E os pobres, esquecidos.

Nenhum comentário: