Mais vale a festa.



24/07/2011
Rodovia federal no Ceará obriga motoristas a seguir na contramão
Folha.com
DE SÃO PAULO

O repórter Pedro Leal Fonseca percorreu cem quilômetros da BR-020, que liga Fortaleza ao interior do Ceará, no trecho entre a capital cearense e o município de Canindé. 

O jornalista verificou que o motorista precisa atravessar 40 quilômetros em baixa velocidade, desviando de crateras de até 10 metros de extensão com a visão prejudicada pelo barro que toma o lugar do asfalto.

Só em 2011, esse trecho concentrou 320 acidentes, com 18 mortes. 
Numa espécie de rali em rodovia federal, carros, carretas, motos e ônibus sobem e descem nas encostas, invadem o acostamento (onde ele existe).

 Eventualmente, sem alternativas, param e esperam que os veículos da pista contrária passem, para então seguir na contramão.

DISSOLVEM COM ÁGUA

Investigações conduzidas pela Justiça Federal apontam relação de causa e efeito entre os desvios no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e as más condições das rodovias federais no Estado.

Em decisão obtida pela Folha, o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, da 1ª Vara Federal do Ceará, acusa o Dnit de fazer estradas solúveis.

 "Os descalabros nas nossas estradas federais (...) são vergonhosos. Agora vem a lume a crassa corrupção que envolvia todo o sistema", escreveu, em 1º de junho.

Em maio, a situação motivou o governador Cid Gomes (PSB) a chamar o Dnit de "antro de roubalheira" e o então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), de "incompetente e desonesto".

 Toda a cúpula da pasta cairia dois meses depois, sob acusações de corrupção.



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