24/07/2011
Rodovia federal no Ceará obriga motoristas a seguir na contramão
Folha.comDE SÃO PAULO
O repórter Pedro Leal Fonseca percorreu cem quilômetros da BR-020, que liga Fortaleza ao interior do Ceará, no trecho entre a capital cearense e o município de Canindé.
O jornalista verificou que o motorista precisa atravessar 40 quilômetros em baixa velocidade, desviando de crateras de até 10 metros de extensão com a visão prejudicada pelo barro que toma o lugar do asfalto.
Só em 2011, esse trecho concentrou 320 acidentes, com 18 mortes.
Numa espécie de rali em rodovia federal, carros, carretas, motos e ônibus sobem e descem nas encostas, invadem o acostamento (onde ele existe).
Eventualmente, sem alternativas, param e esperam que os veículos da pista contrária passem, para então seguir na contramão.
DISSOLVEM COM ÁGUA
Investigações conduzidas pela Justiça Federal apontam relação de causa e efeito entre os desvios no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e as más condições das rodovias federais no Estado.
Em decisão obtida pela Folha, o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, da 1ª Vara Federal do Ceará, acusa o Dnit de fazer estradas solúveis.
"Os descalabros nas nossas estradas federais (...) são vergonhosos. Agora vem a lume a crassa corrupção que envolvia todo o sistema", escreveu, em 1º de junho.
Em maio, a situação motivou o governador Cid Gomes (PSB) a chamar o Dnit de "antro de roubalheira" e o então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), de "incompetente e desonesto".
Toda a cúpula da pasta cairia dois meses depois, sob acusações de corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário