A despedida



                                                                 A despedida.
A despedida tem muitas caras.As vezes nos dão um alívio quando nos despedimos de uma situação perturbadora,quando sai um governo ruim ou nos curamos de uma doença. Tem outras que nos deixa em prantos, quando por exemplo, perdemos um ser amado. E tem as que nos marcam pelo resto da vida.

A vida é composta de mais coisas tristes e sofredoras do que imaginamos.O ser humano é que tenta mascarar as coisas e pensa que a alegria é muito maior que a tristeza.A despedida está entre as coisas tristes na maioria das vezes.

 Por isso que lutamos e procuramos sempre o caminho da felicidade.Muitos não a encontram , mas a maratona continua indefinidamente.A alegria se torna um pequeno diamante no lamaçal da tristeza.

A despedida está presente desde o adeus temporário, para um  breve  retorno com a pessoa querida na plataforma de uma estação, até um adeus definitivo na angustia de um funeral, quando um se vai.

De todas, esta é a mais dolorosa.É um corte definitivo e abrupto.Uma mudança radical no dia a dia.Fica um vácuo na familia e nos corações.

Outro dia conversava com um amigo.Ele era casado , tinha filhos e um certo dia a mulher o rejeitou.Ela o mandou embora da casa e ele ficou por algum tempo perambulando pelas ruas em busca de uma resposta para tamanha ingratidão.

A mulher, numa guinada comportamental foi morar com outro.Depois de um certo tempo ele se superou e voltou a ter uma vida normal.Eu disse a ele que, preferia ter perdido minha mulher do jeito que ele perdeu.

 Ele arregalou os olhos como que se não entendesse.Continuei:--No seu caso, voce não a perdeu...apenas houve uma separação.Os seus filhos certamente continuam a ter contato com a mãe.

A despedida foi dolorosa mas ela ainda continua alí a uma certa distância.No meu caso foi diferente.A despedida foi do tipo definitiva.Fiquei só, com três crianças me olhando e fazendo a pergunta silenciosa:-O que faremos agora?

Ele , depois de minha explanação, concordou comigo.A vida é cheia de altos e baixos e temos que aprender, muitas vezes da forma mais difícil em superar os obstáculos.E as despedidas fazem parte.

Nenhum comentário: