Fazendo uma caixa acústica


Se você gosta de lidar com madeira, eis aquí mais uma sugestão. Uso as caixas no som do meu PC, mas podem ser usadas em aparelhos de som também, desde que não supere  a watagem   dos auto falantes (elas vem especificadas no próprio falante).Para sons estéreos deverão ser em duas unidades.

Elas devem ser iguais na construção e nos falantes.As minhas , fiz com madeira sólida chamada Cedrilho.Mas aconselho a usarem madeira compensada que é mais fácil cortá-la e esquadrejá-la.Lembrem-se que para serrar tem que usar uma guia para o corte sair bem reto.

 As minhas ficaram meio artesanais, devido as discrepâncias da própria madeira  sólida.(Elas não são perfeitamente retas e muitas vezes tem empenados) .Foi usado cola de madeira em todas as junções e pregos somente nas laterais.


 Para esconder as cabeças dos pregos pode ser usado cantoneiras de alumínio ou de plástico. A fita de plástico foi colocada para esconder pequenas fissuras. No caso do compensado não há necessidade.

Os alto falantes são triaxiais tipo (com os tweters incorporados)de 60w, de 6" redondo, tipo suspensão acústica.São dos tipos usados em som de automóveis.É também usado uma tela protetora própria para o tamanho do falante.

Depois da caixa estar montada,adicione cola nas junções pelo lado de dentro, para vedar totalmente. Depois introduza algodão de poliester, deixando espaço para a colocação do alto falante. O algodão é encontrado em lojas que vendem material para tapeceiros.

Notem que neste tipo de caixa não se pode entrar ar externo dentro dela. Daí ser totalmente fechada.Os auto falantes de suspensão acústica são muito sensíveis . Por isso a caixa deve ser bem vedada.


Lista de materiais:  1 prancha de compensado 3/4". (Geralmente tem a medida de 2x1m.)
                            12 pregos redondo de 3mm x 5cm de comprimento.
                            Cola branca para madeira
                            Auto falantes (Veja acima)
                            Parafusos para fixar os falantes e as telas (Conforme o adquirido)
                            Fios para as ligações.
                            Algodão de poliester
                            Solda para a ligação
                            Lixa de madeira
                            Verniz
Ferramentas utilizadas: Serra tico-tico,Esquadro,Bancada,Trena,Chave de fenda e martelo.Ripas aparelhadas bem retas, podem ser usadas como guias para o corte da madeira.Ferro de solda para eletrônica.







Toques finais.
Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário: