Foi notícia: Em dez anos só uma multa é paga por vazamento de óleo (fonte)
Pincelada do Rabix
O pobre quando fica devendo, o banco tira dele até as calças, se ainda as tem.Daí ele entra na lista negra, ou melhor dizendo, fica com a ficha suja.Não tendo recursos para acionar a justiça , muitas vezes deixa o tempo rolar por cinco anos para ver a divida caducada.
É certo ficar devendo e não pagar ? Não. Isso é chamado de calotismo ou como muitos preferem, inadimplência.Quem deve e não paga, não passa de uma pessoa sem responsabilidade, sem planejamento e sem vergonha.
As pessoas de bem quando vão adquirir alguma coisa, primeiro fazem uma análise da sua situação financeira, das possibilidades, etc.
A verdade é, que muitas vezes o individuo é pego de surpreza.Comigo ja aconteceu isso.Trabalhava em uma empresa, com quase cinco anos de serviços prestados e de repente veio a conta.Empresas também,tem políticas perversas.
Estava pagando as prestações de uma casa adquirida pela cef, havia dois anos.Fiquei em uma situação desesperadora em meio a uma crise de desemprego no ano de 1982.
A inflação era alta e vinha embutida na prestação da casa, que subia a cada ano.Vinha a idéia de que se o aumento ultrapassasse as possibilidades, pararia de pagar.
No princípio a prestação igualava com o aluguel de casas no centro da cidade. No decorrer do tempo o aluguel ia subindo e o valor da prestação ficava relativamente mais baixo.
Capengando, tropeçando, consegui passar essa fase ruim.Muita gente na mesma situação que eu, acabou entregando a casa.Empresas também deveriam ter uma conduta igual ao cidadão de bem.
Ainda mais que nelas é tudo planejado nos mínimos detalhes.A falta de caráter está disseminada por todas as áreas.Até nos circulos do governo a prática tornou-se corriqueira.
Eu queria saber o porque da diferença no tratamento com o cidadão e as empresas.Se você dever ao governo,ele recebe de qualquer maneira.No ano passado cochilei com a declaração de renda e tive meu CPF ,tido como irregular.Corri atrás e tive de pagar duas multas de R$150,00. Eles te agarram com tenacidade além de fechar muitas portas.
Agora, se o governo dever a você, é provável que um dia seus parentes recebam,( depois que você morrer) como são os casos dos precatórios.Eu tenho a receber um precatório e ja avisei meus filhos: Fiquem de ôlho que, se até lá uma lei não os desobrigar da dívida, vocês recebem.
Fazem dois anos que o advogado entrou com a ação, e no ato fui advertido que a coisa é demorada.Êste é o nosso querido país.
E as empresas podem calotear a vontade? Não ha ninguem ou lei que os force ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário