Crise nos EUA leva familias inteiras a morar em carros


Foi notícia: Crise nos EUA leva famílias inteiras a morar em carros (fonte)

Pincelada do Rabix
A gente costuma falar mal (a verdade) de onde a gente vive.Vendo e convivendo com os problemas nacionais, esquecemos até que eles  existem em todos os lugares.


O vizinho pobre tem problema com falta de dinheiro.Ao lado , o vizinho rico tem problema com o imposto de renda.São situações diferentes mas não deixam de ser problemas.


Eu sempre achei bonito o costume dos americanos, ao pegarem um trailer ou mesmo um onibus-casa e sairem viajar pelo país com a familia inteira.Existem até parques  de estacionamento para eles.Coisa de gente rica.


Por aquí nem pensamos nisso, porque a aquisição do veículo fica em uma nota preta.Depois vem os pedágios que acabam com a graça de qualquer passeio.É coisa só para gente rica mesmo.Lembre-se que os pobres de lá, são mais ricos que os daquí.


O que causa estranhesa na notícia é  falarem de crise nos EUA.Não soa muito bem na terra de tio Sam.Aquí, ja é coisa rotineira e ninguém fica preocupado com a palavra.Outra, é a solução prática do povo em ir morar em um veículo.
Obviamente que eles tem dinheiro para comprar um.


Vivemos  a tanto tempo em crise que ja nos acostumamos com ela.Só que aquí achamos soluçoes mais baratas.Pegamos meia duzia de tabuas cheias de reboco,que foram usadas em construção, ou mesmo pedaços de chapas galvanizadas velhas e fazemos nosso barraco.


 Pode ser em baixo de um viaduto( Onde não se tem a preocupação com o telhado) ou na beira de alguma avenida sem manutenção.Fica até mais confortável que um carro. Pelo menos o espaço é maior.


Tem gente que começa fazendo as paredes com papelão. Conforme o tempo passa, vai melhorando e o papelão é substituido por  tabuas velhas ou latas abertas.


Certa vez conheci um japonês que era motorista de taxi.De dia ele ficava no ponto, esperando fregueses. A noite ia até um posto de combustivel na borda da rodovia e dormia no carro.Levava a vida dessa forma.


Sem IPTU, sem aluguel.Agora que os americanos deram a idéia , não vai demorar muito e por aquí vamos ter gente morando em carro tambeém. Não carros que rodem, mas sucatas abandonadas em terrenos baldios.Se sair na telenovela das oito, então, nada vai segurar.Vira moda.


As crianças de lá que moram em veículos, estudam, freqüentam bibliotecas e navegam na internet.As daquí , nem tanto. Então chegamos a conclusão que por lá, tudo é diferente de cá. Até os pobres.

Nenhum comentário: