Ou vai ou racha


Foi notícia: Mesmo sem greve, mortes continuam em Salvador(Fonte)


Pincelada do Rabix
O problema da segurança no país não é coisa nova.Enquanto o governo dorme em berço esplendido, lembrando do nosso bonito e ufânico hino nacional,o povo amarga perdas incontáveis de cidadãos.Estamos no meio de uma guerra não declarada.

Quando são na maioria bandidos que são mortos pela polícia ou mesmo em dsiputas entre eles, tudo bem.Pode se considerar como algo comum e para alguns como uma limpeza necessária.

Mas agora isso passou de uma plataforma inferior, para uma mais alta que se chama "grupos de extermínio". O grupo de extermínio foi inventado pelos militares, nos tempos  da ditadura que eles insistiam que não era.

Houve milhares de mortes em São Paulo, por conta de um grupo da polícia, formado nesses moldes ,onde a ordem era acabar com os bandidos, em execuções sumárias. Ia todo tipo de bandido e até alguns subversivos, que era o nome que davam a quem não concordava com o regime.

Concordo que em certas situações, onde as leis não alcançam ou chegam até a  atrapalhar, medidas como essa amenizam bem o problema. Infelizmente, como se trata de ações diretas e sem um planejamento adequado, morre muita gente inocente.

Parece que a moda pegou lá pelos lados dos baianos.Isso para espalhar pelo país é só uma questão de tempo.Pode-se transformar em um "fato histórico". Sempre digo aquí, que a criação de soluções , são sempre para preencher as falhas do estado.

Falta um ensino de nível e decente nas escolas públicas, surgem as escolas particulares.O atendimento na saúde é deficitário, surgem os famigerados planos de saúde.

O correio federal cobra fretes exorbitantes para encomendas,surgem as transportadoras para amenizar e atender a população insatisfeita. A mesma coisa acontece com a segurança pública,que nunca atendeu as necessidades da população com eficiência.

Os comerciantes,cansados de levar pauladas com os roubos e assaltos,financiam  grupos de mercenários para resolver o problema.Infelizmente as ações são executadas sem pontaria e funcionam como uma vassourada, levando tudo que está a frente.

 Bandidos e inocentes.Moradores de rua e mendigos.Parece que a história se repete e estamos vivendo novamente os tempos de Al Capone.Ele vendia segurança para os comerciantes.Segurança contra ele mesmo.

É natural que em toda deficiência do estado, a sociedade toma providências.Providências que simplesmente ignoram as leis , mas que resolvem em parte seus problemas momentâneos.Algo tem que ser mudado com urgência.

Ou o governo acorda e encara o problema com seriedade, ou acontecerá um fenômeno social difícil de controlar.

Nenhum comentário: