Foi engano



 São 15:30 hs da tarde.A loja está vazia de fregueses, que nessas horas estão fazendo a sexta e curtindo a preguiça de uma tarde calorenta.Na rua em frente, o movimento de veículos também diminuiu bastante.


Dentro de algumas horas, bem devagar, ele vai retomando a normalidade , para ficar agitado nas últimas horas de comércio.Daí a agitação é para fechar as lojas e ir embora para casa.

O fluxo de veículos aumenta e os pontos de ônibus ficam povoados.Encostada ao pequeno balcão de controle,a gerente da loja se concentra em um papelzinho que tem em mãos.

Nêle está escrito um nome e um número de telefone.Depois de pensar um pouco, ela pega o telefone sem fio e disca com cuidado o número do bilhete.Depois de alguns segundos escuta o outro tocar.


-Alô!! quem tá falando ?
-Aquí é o Dito.
-Escuta, vc é esposo de uma moça chamada Maria?
-Não... Eu tenho  uma irmã chamada Maria.


-Sabe o que é? É que a dona Joaquina, testemunha de Jeová, passou êsse numero pra mim, dizendo que a Maria está querendo trabalhar.Minha patroa está precisando de uma empregada para a casa dela.


-Ah,sei... a Maria está na cidade.Ela foi com minha mulher.Eu vou passar o seu telefone pra ela,daí ela liga pra você, daquí a pouco.
-Ah, tá certo.É para ela vir até a loja de minha patroa para combinar.


Enquanto esperava a ligação ela reparou na rua ensolarada.Era daquelas tardes onde a visão se distorcia a distância pela quentura subindo do asfalto.Dentro da loja estava relativamente fresco, devido ao alto pé direito.

Um grande ventilador oscilava preguiçoso, distribuindo lufadas agradáveis.De fora vinha, além dos ruidos comuns de uma cidade em movimento,os sons das cornetas dos sorveteiros, anunciando um mundo de frescor, acondicionado em seus pequenos carrinhos. Passado vinte minutos o telefone  toca. A moça do caixa atende.


-Gelisa atacados?                                                 
-Alô!!! é vc que é a Martina?
-Não, mas vou chamá-la. Aguarde só um pouquinho.


A gerente com dois passos, pegou o telefone.
-Sim ., pois não?
-É a Martina?
-Sim!


-Então... vc ligou para o meu marido, dizendo que  sua patroa está precisando de empregada. Onde é essa loja?
-A loja fica na Jota Bonifa.


-Peraí então, eu vou passar o telefone para quem está querendo trabalhar.
-Alô?
- É a Maria? 
-Sou eu mesma.


-É você que está querendo trabalhar?
-Sim, sou eu.
-E onde vc está agora?


-Eu estou no centro, perto da igreja da matriz.
-Então Maria, a loja fica na rua Jota Bonifa.Não tem uma padaria aí perto chamada "Padaria Pãojá"?


-Tem uma padaria, mas não sei se o nome é Pãojá.
-Então Maria ... vc pega essa rua aí do lado da igreja e vem até a loja. O nome é Gelisa Atacados e fica perto do Baforada Clube.Fica quase em frente a loja Trambiquine Luisa.


-Há, mas eu não sei. A padaria aquí é do lado do banheiro da igreja, e o prédio fica dentro do jardim.


-Mas, Maria,então vc não conhece nada aquí?
-Não , eu não conheço. Eu sou do sitio. Não moro na cidade.


- Mas então tá difícil de explicar a vc Maria, vc não conhece Tatuí....
- Tatuí ?Mas eu estou em Angatuba !
-Ah......então Maria, não vai ter jeito.Acho que houve um engano... chau.

Nenhum comentário: