Dois mundos

Foi notícia:Brasil é o quarto país mais desigual da América Latina.(Fonte)

Pincelada do Rabix
Por aquí o rico é mais rico e pobre é mais pobre. O rico tem de tudo: Conforto,carros importados, filhos que estudam em escolas particulares.Quando fica doente vai consultar médico nos EUA.


Tem família bonita, filhos inteligentes. Seu círculo de amigos são pessoas iguais a ele: Donos de construtora,donos de banco, donos de rede de televisão, proprietários de rede de supermercados.

Eles tem iates, jatinhos e sempre falam que êste é o melhor país do mundo.Falam certo, levando em consideração a vida deles.Só tem um probleminha de difícil solução:Ter pobres por perto.
A triste realidade

Ao lado de um rico, morando a poucos metros, em seu barraco feito de latas e papelão, mora o pobre.Seus filhos nem sempre são inteligentes , devido a desnutrição.A escola que eles frequentam são escolas públicas  que se tornaram de baixíssimo nível devido ao pouco caso dos governos em investir na área.

As professoras mal pagas, também caíram de nível. O que antes eram pessoas de cultura e status social,  se tornaram barraqueiras de linguarejar chulo e conduta nem sempre invejável.

De tanto lidar com alunos grotescos, se tornaram grotescas também, embora hoje, todos venham do mesmo nível social.

O divertimento do pobre não é passear de iate nem de jatinho.Ele fica diante da TV de vidro com  a imagem já meio embaçada, assistindo novelas de nível suspeito e admirando a vida dos ricos canastrões que nela representam.

Outros  já desperdiçam o tempo vendo canais onde aparece gente prometendo a salvação e enfiando em suas cabeças que o diabo está dentro dele.Muitas vezes gasta seu dinheirinho minguado com eles , na esperança de uma vida melhor.

O sonho do pobre é um dia ir morar ali perto, do outro lado do muro,onde existe um lugar maravilhoso, onde ele tem toda a certeza, ser o céu.

Nenhum comentário: