A voz da cultura

ACORDO ORTOGRÁFICO
























Lula assina hoje na ABL decreto do acordo ortográfico.
Assinatura acontece durante sessão solene em homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis.
A Academia Brasileira de Letras (ABL) realizará hoje (29) uma sessão solene em homenagem ao centenário da morte do escritor Machado de Assis. O evento será realizado às 15h, no prédio da ABL, no Rio de Janeiro e terá a presença do presidente Luiz da Silva.

Durante o evento, Lula assina o decreto com o cronograma de implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no Brasil. No final da tarde, às 17h30, o presidente segue para Manaus (AM), e janta com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O venezuelano está no Brasil para participar de uma reunião com Lula amanhã (30).

O presidente Lula passa a manhã em Brasília, onde se reúne com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, às 9h30. A partida para o Rio de Janeiro está prevista para as 13h.
O acordo ortográfico padroniza as regras de acentuação e de escrita nos oito países onde o português é usado oficialmente.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES
As incoerências brasileiras ou será portuguesas?
Anônimo:
Como um Presidente que se diz ter apenas o primário, ser torneiro mecanico, afirmar que não gosta de ler, que reconhece que na presidência seu vocabulário aumentou, pois manteve contato com elites cultas da nação. Nunca se preocupou em se aprimorar fazendo cursos e faculdade, pode em sã consciência assinar um acordo ortográfico? Só no Brasil.

Anônimo:
Em atendimento à indústria livreira, fez-se essa reforma ortográfica de "unificação", mas não há nada que impeça prefeitos de quaisquer lugarejos do Brasil de legislar sobre a língua portuguesa, ao decidirem qual será a grafia de seus "feudos". Por isso temos Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu e Moji Mirim. Sant'Ana do Livramento e Santana do Ipanema. Fora todos os nomes próprios que são escritos conforme os piores desejos dos pais, dos numerologistas ou os piores ouvidos dos escrivães de cartórios de registro civil. Inglês não precisa de leis para unificar a ortografia em todos os países nos quais é a língua oficial.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: