Vendendo gato por lebre.


19/02/2011
Minha Casa, Minha Vida entrega casa fora do padrão
Folha de S.Paulo
"Essa foi a maior propaganda enganosa da minha vida", desabafa o pedreiro Márcio Menezes, 33 anos, sobre o programa federal Minha Casa, Minha Vida. Sentado em um sofá parcialmente destruído pelo alagamento da sala em um dia de chuva forte, ele fala com arrependimento do negócio.

A casa de dois quartos, avaliada em R$ 60 mil, no loteamento Parque Águas Bonitas, em Águas Lindas (GO), foi comprada com subsídio de R$ 17 mil do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).



Sete meses depois da alegria de deixar o aluguel, lamenta. "Quando chove, alaga. Já estragou meu sofá." As paredes estão mofadas e há "um forte cheiro de fossa dentro de casa quando chove".

As vizinhas, a arrumadeira Nilda dos Santos Pereira e a dona de casa Analisa Santana da Silva, contam que, quando se mudaram, tiveram a surpresa. "Não havia água nem luz."



Na cartilha do programa, a Caixa Econômica Federal lista 30 itens necessários para a aprovação dos projetos construídos com financiamento do banco público. Entre eles estão "abastecimento de água e de energia, solução de esgotamento sanitário e drenagem pluvial".

 O banco disse que não está mais financiando imóveis em terrenos sem pavimentação --apesar desse não ser um problema apontado pelos moradores-- e prometeu criar uma cartilha para orientar os mutuários.

Pagar aluguel é uma coisa bem desconfortável. A gente tem que ficar a mercê do locador que nem sempre é uma pessoa legal. A primeira coisa que nos irrita é quando vem escrito  no contrato ,que o IPTU é por conta do inquilino.

Se o inquilino não é o dono da propriedade por que tem que pagar o IPTU?

Se o locador quer pagar com o  aluguel  o IPTU , por que não acrescenta o valor no preço?


Agora , pior que tudo isso é cair nas mãos da CEF.Se você der um pequeno fora ela o executa rapidamente.Se ela sair fora da lei  ou do contrato , entra como sempre, como se fosse uma coisa normal.


Nos tempos do Collor*, anos áureos dos calotes, a Caixa também aplicou os seus( Afinal pertence ao governo) e até hoje tem gente entrando na justiça para reaver o dinheiro afanado das mensalidades dos que pagavam suas casas.


Foi o famigerado plano Collor, que deixou muita gente com dor de cabeça ,até hoje. Interessante que bancos podem serem desonestos e a justiça não os atinge, diferentemente do cidadão comum. Eles ainda tem o recurso da apelação, que muitas vezes se arrasta pelos anos e leva o cidadão prejudicado ao cansaço e  a desistência.

Na década de 80 , comprei uma casa pela CEF. Depois de muita burocracia resolvida , era uma aflição todo ano, quando vinha o tal de reajuste das prestações. Muitas vezes era maior que o aluguel cobrado de casas no centro da cidade. Por várias vezes pensei em desistir.

Depois de alguns meses a inflação resolvia o problema e daí era só esperar o próximo ano, quando a  novela se repetia.Quando terminei de pagar o imóvel, fiz as contas e tinha pago o preço de três casas, por uma.

Certa vez, veio um pé de vento do nada e fez um buraco de meio metro no telhado.Lendo o contrato e vendo sobre as cláusulas do seguro, fui até uma delegacia e fiz um BO. Com ele na mão fui até a agência financiadora para requisitar o conserto.

Fiquei decepcionado, quando a funcionária tentou fazer eu desistir e foi o que fiz, depois dela enumerar uma série de problemas que viriam e falar sobre a demora das providências.Eu não poderia ficar com a casa entrando chuva enquanto esperava o processo se arrastar como  lesma nos labirintos burocráticos.



Comprei uma telha nova e resolvi o problema de forma menos trabalhosa.E o seguro? Certamente que levou vantagem como sempre, além de cobrarem por muito tempo uma quantia altíssima, por  nenhum serviço.Pensei que na realidade, só se a casa pegasse fogo , para o seguro funcionar.


Mais a frente, a justiça obrigou ela (CEF) a cobrar um seguro menos agressivo.A diferença? Nunca recebi.

Negocio muito ruim. O nome que dão ao projeto, "Minha casa, minha vida" é muito significativo.Afinal é um negócio que é lembrado a vida inteira.Está lá , na caixa de recordações ruins da memória.

* Sobre Collor
http://www.sampa.art.br/biografias/collor/governo/

Nenhum comentário: