Os barrados.

387 brasileiros são barrados na Europa

Já chega a 387 o número de brasileiros barrados em oito aeroportos da Europa nos últimos 15 dias, depois de os governos europeus terem ampliado as blitze para impedir a entrada de imigrantes ilegais da América do Sul. Parte dos viajantes brasileiros detidos nos últimos dias ainda está nos aeroportos onde foram flagrados.


As detenções fazem parte da operação batizada de Amazon 2, conduzida pela Agência de Controle de Fronteiras Externas da União Européia (Frontex). É primeira operação contra imigrantes do ano na Europa e impediu a entrada de 1.788 sul-americanos entre 19 de fevereiro e 6 de março. Segundo a agência, brasileiros foram detidos em Madri (128 pessoas), Paris, Lisboa, Milão, Barcelona, Frankfurt, Amsterdã e Roma.


Daniella Munzbergowa, porta-voz da Frontex, disse que a operação deve durar mais uma semana.
As detenções de tantos brasileiros preocupam o Ministério das Relações Exteriores, que na semana passada acionou os consulados brasileiros na Europa para obter informações e pedir que os critérios usados pelos europeus fossem esclarecidos. O objetivo é evitar abusos.


O Brasil tem acordos com quase todos os governos europeus para a entrada de brasileiros sem visto. As autoridades européias, porém, admitiram que não comunicaram que iriam adotar tais medidas.

Nenhum comentário: