Falecimentos

NÃO APARECEM MAIS POR AQUI



















"Nada mais honroso do que mudar a justiça de sentença, quando lhe mudou a convicção."

"A justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta."

"Outrora se amilhavam asnos, porcos e galinhas. Hoje em dia há galinheiros, pocilgas e estrebarias oficiais, onde se amilham escritores."

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."

"Os que ousam ser leais à sua fé, são cobertos até de ridículo."

"Toda a capacidade dos nossos estadistas se esvai na intriga, na astúcia, na cabala, na vingança, na inveja, na condescendência com o abuso, na salvação das aparências, no desleixo do futuro. "

"A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que ameaça."

A justiça pode irritar-se porque é precária. A verdade não se impacienta, porque é eterna."

Quem escreveu as frases acima foi uma das mais importantes figuras da historia juridica, politica e cultural de nosso país. Rui Barbosa (1849-1923) . Hoje, oitenta e cinco anos depois, suas frases parecem que foram criadas nestes dias.

Ou ele era um profeta (sem saber), ou o país não muda mesmo
nem com o passar do tempo.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: